Topo

Leclerc supera Verstappen e larga na pole no México; Hamilton sai em 6º

Charles Leclerc, da Ferrari, durante treino classificatório do GP do México Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Aracaju

28/10/2023 19h04

As Ferraris surpreenderam a Red Bull de Max Verstappen e largarão na primeira fila no GP do México de Fórmula 1. Charles Leclerc (1min17s166) e Carlos Sainz (1min17s233) voaram no Q3 e fizeram os melhores tempos do treino classificatório.

Verstappen dominou o Q1, foi superado por Hamilton no Q2 e acabou surpreendido pelo rendimento da dupla da Ferrari no Q3. O tricampeão mundial ainda tentou uma última volta rápida, mas cruzou com 1min17s263.

Relacionadas

Daniel Ricciardo, da Alpha Tauri, e o ídolo mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, completam o top 5. A Mercedes de Hamilton larga logo atrás.

É a 22ª pole position da carreira de Leclerc, que já havia feito o melhor tempo na semana passada, no GP dos EUA. "Para ser honesto, eu não esperava ser o mais rápido hoje. Nós tivemos um ótimo fim de semana, mas não sei se será suficiente para a vitória. Não sei se sair no primeiro lugar é a melhor coisa aqui", afirmou.

O GP do México acontece amanhã (29), às 17h (de Brasília), com transmissão da Band. A próxima parada da F1 é na semana que vem, no GP do Brasil, em Interlagos.

O Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, tem como principal característica a altitude de 2.240m acima do nível do mar. Isto é, os carros têm menos carga aerodinâmica, mais dificuldade nas curvas e queda de rendimento nos motores devido à menor quantidade de oxigênio disponível no ar, o que afeta diretamente o processo de combustão.

Grid de largada

- Charles Leclerc, Ferrari.
- Carlos Sainz, Ferrari.
- Max Verstappen, Red Bull Racing.

Eliminados no Q1 e Q2

Ocon, Magnussen, Stroll, Sargeant e Norris foram eliminados no Q1. A primeira sessão do treino classificatório ficou marcada por muito tráfego na pista, com Verstappen, Russel e Alonso investigados por bloquear a saída dos boxes. No fim, o espanhol ainda rodou no setor 1 do circuito, e a bandeira amarela atrapalhou quem tentava uma última volta rápida.

Gasly, Hulkenberg, Alonso, Albon e Tsunoda ficaram no Q2. Hamilton voou na última volta e superou Verstappen com o melhor tempo do fim de semana até então: 1min17s571. Destaque dos treinos livres, Albon teve sua última volta cancelada e acabou eliminado. Nas duas primeiras sessões classificatórias, o piloto da Williams reclamou bastante do rendimento dos pneus.

GP do México de Fórmula 1

Evento: Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.
Data e horário: 29 de outubro (domingo), às 17h (horário de Brasília).
Transmissão: Band (TV aberta), Bandsports (TV fechada) e Bandplay (streaming).
Número de voltas: 71.
Comprimento da pista: 4.304 km.
Pneus disponíveis: Duros (C3), médios (C4) e macios (C5).
Melhor volta: 1m17s774 (Valtteri Bottas - 2021).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Leclerc supera Verstappen e larga na pole no México; Hamilton sai em 6º - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte