Caio Bonfim, da marcha atlética, é treinado pela mãe: 'Brigamos com amor'

Exigente, um pouco brava, mas pronta para dar colo nos momentos de decepção. Essa é Gianetti Sena, técnica e mãe do marchador Caio Bonfim, que estreia hoje nos Jogos Pan-Americanos de Santiago às 9h30, na prova de 20 km. Treinar em família, segundo o atleta brasileiro, tem lados ruins, mas a maioria do tempo é um privilégio, porque seu porto seguro está sempre por perto.

"Não tem como separar as relações. Minha mãe também era marchadora e, quando se aposentou, virou técnica junto com meu pai. A gente sempre foi próximo, temos um nível de intimidade muito alto. Desde a escola, quando praticava esportes, ela estava lá me incentivando, cobrando a melhorar", contou Caio ao UOL.

O nível de intimidade é tão grande que os conflitos são intensos na mesma medida. Em certas oportunidades, Caio falou algo que chateou Gianetti e vice-versa. Apesar disso, mãe e filho conseguem lidar com os problemas e voltam a se entender com facilidade.

"Às vezes, dá conflitos, brigas. Mas, no final, tem muito amor envolvido. Queremos sempre o melhor. Eu sou realizado por ter pessoas que amo e que tenho confiança trabalhando comigo, isso me deixa tranquilo. A minha mãe é o lugar onde tenho apoio e suporte. Tudo isso reflete em meus resultados", relatou o marchador.

O outro lado bom, segundo contou o atleta, é poder ter a mãe ao lado tanto nos momentos felizes, quanto nas derrotas. Quem não gostaria de correr para o colo da mãe instantaneamente quando algo dá errado. Esse é o grande segredo de Caio.

"Os melhores momentos da minha vida ali, como atleta, foram ao lado da minha mãe, e não só da minha treinadora. Os piores, como atleta, eu estava lá, no colinho dela. Eu sempre carrego isso comigo, porque sabemos que o tempo passa e poder ter essas histórias construídas juntos é muito legal", explicou Caio.

Pan é início do ano olímpico

Caio Bonfim deseja alcançar um bom resultado no Pan de Santiago para iniciar com pé direito a caminhada em busca do pódio nas Olimpíadas de Paris, em 2024. O histórico é promissor, já que o brasileiro vem de um bronze conquistado no Mundial de atletismo, em agosto deste ano.

"A preparação para este Pan foi feita pensando nos Jogos Olímpicos. É o grande e principal resultado do ciclo. E a gente veio com algumas boas conquistas. Por isso, esperamos que a gente possa estar bem para esses Jogos Pan-Americanos e já dar início para esse ano Olímpico", refletiu Caio.

Continua após a publicidade

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.