Pan: Brasil conquista duas medalhas e vaga por equipes no hipismo CCE
O Brasil está classificado aos Jogos Olímpicos de Paris no hipismo CCE por equipes. A vaga veio com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, neste domingo (29). Além disso, Márcio Jorge ganhou a prata individual.
O que aconteceu
O CCE, de conjunto completo de equitação, é uma disciplina que envolve três provas do hipismo: adestramento no primeiro dia, cross crountry no segundo, e saltos no terceiro e último dia.
No hipismo, o Pan vale como Pré-Olímpico, classificando duas equipes por prova. No CCE, o Canadá pegou a primeira vaga e o Brasil a segunda, já que os EUA, que foram prata, já estavam classificados.
Isso dá direito ao Brasil levar três conjuntos a Paris, além de um quarto, reserva. Para a vaga ser confirmada, o país precisa ter três conjuntos com um índice até o fim do ano, o que o time de CCE brasileiro já conseguiu — o adestramento, que também se classificou pelo Pan, por exemplo, não tem.
No Pan, além de Márcio Jorge, o time do Brasil contou com Rafael Losano, Carlos Parro e Ruy Fonseca, veterano que fez a pontuação mais alta, que foi descartada para o resultado final. Nas Olimpíadas, não há descarte: só três competem.
No individual, Márcio Jorge fez ótima campanha, e terminou com a prata. Ele teve só uma falta de 0,8 na pista final, no saltos, enquanto a norte-americana Caroline Pamucku derrubou um obstáculo, perdeu 4 hoje, mas ainda assim terminou na frente: 30,8 pontos perdidos para ela, 32,4 para o brasileiro. A canadense Lindsay Traisnel ficou com a medalha de bronze.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.