Pan 2023 erra distância da marcha 20km e 12 atletas 'batem' recorde mundial
A organização dos jogos Pan-Americanos 2023 errou o cálculo da distância percorrida na marcha atlética de 20km e 12 atletas bateram o recorde mundial hoje (29).
O que aconteceu
A organização do Pan de Santiago errou no cálculo e desenhou um trajeto 3,8km menor do que os 20km previstos.
O 'recorde mundial' pertence à chinesa Yang Jiayu, que completou a prova em 1:23:49. A vencedora da marcha atlética no Pan 2023 completou a prova em 1:12:26, ou seja, a peruana Gabriela Kimberly precisou de 11 minutos a menos do que Yang Jiayu para terminar a prova
Por causa do erro, a marcha atlética masculina sofre um atraso de meia hora e começou às 10h (de Brasília), com a medição correta.
Cláudio Castilho, Chefe de Missão do Atletismo, falou sobre o erro da organização.
"O medidor de percurso que fez o trajeto, o Marcelo, já estava fazendo a verificação durante a prova. Na passagem do primeiro quilometro, quando já se projetava a quebra do recorde, fui falar com ele e ele me garantiu que estava tudo certo", afirmou.
Cláudio ainda falou que estão no aguardo de uma posição oficial da organização.
"Então, agora que já está constatado que o percurso não tinha a distância correta, eles atrasaram a prova do masculino em meia hora (terá início às 10h). Não sabemos se serão válidas as medalhas, mas o recorde com certeza não será homologado", afirmou.
Quarta colocada na marcha atlética, a brasileira Viviane Santana falou que já sentia que algo estava errado durante a prova.
"Quando a gente passou a primeira volta, já deu para ver que tinha algo de errado, porque deu muito forte. Abaixo de 4 minutos, é ritmo do masculino. Então, deu alguma coisa errada e eu larguei o relógio, fiz a prova na sensação mesmo, do corpo. E o tempo, a gente não focou nisso, porque não dava para controlar ritmo, devido a essa distância que não estava muito certa", disse.
O UOL procurou a panam atletics que disse que só vai comentar quando entender o que aconteceu.
Uma hipótese ventilada em Santiago é de que os cones tenham sido, por qualquer motivo, movidos de lugares.
O medidor responsável, Marcelo Ithurralde, paraguaio, vice-presidente da federação local, é um medidor nível A da World Athletics. Isso significa que um delegado de prova não tem autoridade sobre ele. A palavra dele é final. Se ele disse que tinha 1km no circuito, não cabia a ninguém checar.
Explicação da organização
Em nota oficial divulgada à imprensa, a organização responsabilizou a Associação Panamericana de Atletismo (APA) pelo erro no cálculo dos 20 quilômetros da marcha atlética feminina. A organização também confirmou que os tempos obtidos na prova foram anulados.
Veja a nota oficial na íntegra
Em relação à prova de marcha atlética feminina disputada hoje no Parque O´Higgins, informamos que, devido a um problema de medição, responsabilidade exclusiva da Associação Panamericana de Atletismo (APA), os tempos obtidos na prova foram anulados.
Isso porque o especialista designado pela APA, senhor Marcelo Ithurralde, não esteve certo nas medições do percurso que as atletas deveriam realizar.
Segundo estabelece o regulamento internacional, a APA é a única organização com permissão para realizar as medições e é a responsável pela distância oficial da prova.
A Corporação Santiago 2023 é a encarregada de contratar um especialista designado pela APA e facilitar seu trabalho no local da prova.
Lamentamos profundamente os inconvenientes para os atletas, treinadores, público e imprensa, mas esta situação escapa das atribuições do comitê organizador.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
*Colaborou Lucas Passanesi, em São Paulo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.