Babi projeta ginástica rítmica no Pan e admite 'alívio' por vaga olímpica
Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)
30/10/2023 21h21
A ginástica rítmica começa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago nesta quarta-feira (1) e Bárbara Domingos, a Babi, falou sobre a expectativa para o início da competição. Além disso, acredita que a delegação verde e amarela tem condições de conquistar cinco medalhas.
As expectativas são as melhores. Chegar nesse Pan e já ter a vaga olímpica garantida, querendo ou não, dá um alívio. Caso não conseguíssemos a no Mundial, estaríamos aqui disputando a vaga olímpica. Então, vai ter um gostinho diferente essa competição Barbara
O torneio que deu vaga foi disputado em agosto, em Valência, Espanha. O quinteto brasileiro ficou na sexta posição na classificação geral, dentro da zona de classificação.
A estreia do time verde e amarelo no Pan acontece a partir das 16h. Bárbara participou do "Destino: Paris", programa diário no canal do UOL Esporte no Youtube durante o torneio.
"Todo mundo chegou muito bem preparado para essa competição. As americanas e mexicanas vêm do Mundial também, onde a expectativa das americanas era também pegar a vaga. Acredito que todo mundo chega muito bem e a disputa vai ser muito boa. Vai ser ali no detalhe. Vai ser uma competição muito interessante", disse.
A atleta brasileira falou sobre o que está planejado nas séries para Santiago, mas, principalmente, para as Olimpíadas.
"Do Mundial para cá, fizemos poucas mudanças. O nosso foco maior é depois daqui. Então, praticamente, continuo com as mesmas séries do Mundial, com algumas mudanças pequenas. As mudanças grandes mesmo vêm logo após essa competição, que vamos dar uma repaginada em todas as séries para Paris".
Babi demonstrou confiança no que a delegação brasileira pode apresentar na modalidade: "A nossa expectativa é, sim, sair com cinco medalhas. Temos a possibilidade. A gente compete em quatro aparelhos e ainda tem o individual geral. Acredito que o Brasil tem grandes possibilidades. Independentemente da cor, vamos estar muito felizes".