Brasileiro é desclassificado no judô por apoiar cabeça no chão e leva prata

O brasileiro Rafael Macedo perdeu a final do judô na categoria -90 kg para o cubano Iván Silva, na tarde de hoje (30), no Pan de Santiago.

A arbitragem apontou que Macedo realizou utilizou a cabeça para se defender de uma entrada do judoca adversário.

O movimento é proibido na modalidade. Portanto, a arbitragem aplicou Hansoku-Make (penalidade máxima no esporte) e desclassificou o brasileiro, que ficou com a medalha de prata.

O cubano venceu com um ippon e um shido, e enquanto Macedo teve três shidos.

Melhor campanha do judô brasileiro em Pans

Com o ouro de Samanta Soares, logo após a derrota de Macedo, o judô brasileiro alcançou sua melhor campanha na história dos Jogos Pan-Americanos.

Até o momento, são sete ouros conquistados para o país em Santiago. Guadalajara-2011 havia sido o melhor desempenho, até então, com seis ouros, três pratas e quatro bronzes.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

Continua após a publicidade

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado em versão anterior do texto, Hansoku-Make é o nome aplicado à penalidade máxima no judô, e não ao movimento realizado por Rafael Macedo. O erro já foi corrigido.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.