Brasil perde 'finais antecipadas' e disputará dois ouros no 3º dia do judô
Grandes nomes do judô brasileiro foram ao tatame nesta segunda-feira (30) no Pan 2023, mas apenas dois irão disputar medalha de ouro.
O que aconteceu
A fórmula de chaveamento do Pan colocou frente a frente atletas que estão entre os melhores do mundo em suas categorias para se enfrentarem antes das decisões. O critério de definição de cabeças de chave usa como base o ranking pan-americano, que considera torneios de pouca expressão e que não atraem os principais nomes da modalidade.
O chaveamento provocou 'finais antecipadas'. Caso da categoria masculina acima de 100kg. Os americanos melhor posicionados no ranking mundial se enfrentaram nas quartas: Andy Granda (6º) e Rafael Silva, o 'Baby' (8º). O cubano acabou vencendo por ippon, impedindo o sonho do brasileiro de conquistar ouro inédito no Pan.
A mesma coisa aconteceu na semifinal da categoria masculina abaixo de 100kg. Leonardo Gonçalves e o canadense Shady Elnahas, os dois melhores do ranking mundial presentes no Pan, não tiveram chance de se enfrentarem na decisão. O brasileiro sofreu ippon.
Beatriz Souza também sofreu com sorteio ingrato. Melhor americana do ranking mundial, a brasileira enfrentou nas quartas Idalys Ortiz, quatro vezes medalhista olímpica e atual tricampeã do Pan. A cubana saiu vencedora do embate.
Apesar dos empecilhos, dois brasileiros se classificaram às finais e disputarão o ouro. Rafael Macedo enfrentará o cubano na decisão da categoria até 90kg. E Samanta Soares terá pela frente a porto-riquenha Sairy Colon na categoria abaixo de 78kg.
Kayo Santos caiu na semifinal e disputará medalha de bronze. Já Eliza Ramos foi eliminada nas oitavas de final e ficou fora até da repescagem na categoria até 78kg.
As finais estão marcadas para hoje, a partir das 15h (de Brasília).
Brasileiros que disputarão o ouro
Rafael Macedo (até 90kg)
Samanta Soares (até 78kg)
Brasileiros que disputarão o bronze
Rafael Silva (acima de 100kg) - via repescagem
Leonardo Gonçalves (até 100kg) - derrota na semifinal
Kayo Santos (até 100kg) - derrota na semifinal
Beatriz Souza (acima de 78kg) - via repescagem
Brasileiros que ficaram pelo caminho
Eliza Ramos (até 78kg)
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.