Saiba o que é cãibra e o que causa a lesão sofrida por brasileira no Pan
Guilherme Padin
Colaboração para o UOL, em São Paulo
31/10/2023 16h18
As imagens da impressionante cãibra sofrida por Eliane Martins durante sua prova do atletismo no Pan 2023, ontem (30), no Estádio Nacional de Chile, em Santiago, chocaram os espectadores, que comentaram o lance e o compartilharam amplamente nas redes sociais. A panturrilha da atleta ficou fora do lugar.
Quem pratica exercícios regularmente provavelmente já sofreu com esse tipo de espasmo, ainda que em menor intensidade.
A cãibra trata-se de uma contração involuntária dos músculos. Dolorosa, a lesão dura somente segundos ou até minutos, em alguns casos.
Em geral, a contração ocorre nos músculos das pernas (panturrilhas, anteriores e posteriores da coxa), mas também nos pés, mãos, pescoço e abdômen.
O que causa a cãibra
Diversos são os motivos que podem resultar em uma cãibra. De modo geral, a maioria envolve a prática esportiva.
Entre eles, os principais são: desidratação, fadiga muscular, excesso de esforço, falta de condicionamento, má circulação, deficiências nutricionais, temperaturas extremas, uso de medicamentos, condições médicas e idade avançada.
Como evitá-la
Segundo o Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), a hidratação adequada e uma boa sessão de alongamentos são ótimos aliados antes e depois da prática de exercícios. Também se deve evitar os exercícios em dias muito quentes.
"Não é de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias", escreve o Cepeusp.
Nutrientes: há uma correlação entre as cãibras e a carência de nutrientes, principalmente o magnésio, que é encontrado em vegetais de folhas verdes escuras, grãos e cereais integrais.
Devido sua capacidade de garantir uma boa contração muscular, alimentos ricos em potássio, vitaminas A, B, C, cálcio, magnésio e repositores de sódio, em geral, auxiliam na prevenção às cãibras.
Uma vez que a lesão já ocorreu, as melhores formas de aliviá-la são esticar o músculo, massageá-lo, aplicar uma compressa quente na área e usar gelo em casos de inflamação.
O salto de Eliane
Eliane Martins sofreu uma câimbra durante seu quarto salto na final do salto em distância.
A panturrilha da atleta ficou fora do lugar, como mostraram as imagens (veja abaixo). Apesar das dores, a brasileira não queria deixar a competição.
"Me recusei a sair da prova, porque a gente treina muito para uma cãibra te tirar da competição. A gente treina quatro anos para em dois minutos sair da prova? Não. Mesmo com dor eu fiquei na prova, administrando a prova. Se tivesse que saltar, iria saltar. Brasil é raça, eu iria na raça. 37 anos, meu terceiro Pan, meu objetivo foi concluído, que era uma medalha". Eliane Martins.
No entanto, a lesão a tirou da prova, e Eliane não pôde tentar os dois saltos que lhe restavam. Ainda assim, ela faturou a prata, sua primeira medalha em Jogos Pan-Americanos.