Daniel Dias brinca sobre primeiro Parapan como torcedor: 'Mais difícil'

Maior nome do esporte paralímpico do Brasil, Daniel Dias vai viver uma situação diferente: ser torcedor.

O Parapan-Americano de Santiago vai ser o primeiro grande evento multi esportivo desde quando o ex-nadador anunciou a aposentadoria das piscinas — em setembro de 2021, após os Jogos de Tóquio.

Acompanhar da telinha, sentado no sofá, é totalmente diferente. Até pergunto: 'Como vocês conseguem torcer?' Porque torcer é muito difícil, é mais fácil estar lá competindo Daniel Dias

O que aconteceu

O ex-nadador esteve no Instituto Bola Pra Frente, em Guadalupe, Zona Norte do Rio de Janeiro, em uma visita da Laureus Academy, da qual faz parte.

Daniel Dias conhece o Parapan como poucos. Foram três edições — Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019 —, com 24 medalhas de ouro.

"Vendo esse Pan, sabe o que eu brinco? Que o grande problema disso é você olhar e pensar: 'Eu podia estar lá' (risos). Essa é uma das coisas que eu sinto, essa vontade, esse desejo. E é bom. Isso quer dizer que, realmente, entreguei tudo que eu tinha ali e sinto saudades daquilo, mas acompanhar da telinha, sentado no sofá é totalmente diferente. Até pergunto: 'como vocês conseguem torcer?' Torcer é muito difícil, é mais fácil estar lá competindo", disse, bem-humorado.

No Chile, a competição vai acontecer do dia 17 a 26 de novembro, e a delegação de natação conta com 38 atletas.

"Esse Parapan promete, mais uma vez, o Brasil se consolidar em primeiro lugar no quadro de medalhas, e temos novas modalidades, como o parabadminton. Fico feliz de ver esse desempenho que o Brasil vem tendo", apontou.

Continua após a publicidade

Questionado sobre em quem pode despontar, Daniel indica Gabriel Araújo, de quem foi companheiro em Lima e em Tóquio.

No Parapan de 2019, Gabriel conquistou duas medalhas de ouro, nos 50m livre e 100m livre, uma de prata, nos 200m livre, e dois bronzes, nos 50m costas e 50m borboleta.

"Acho que o Gabrielzinho pode ir bem mais uma vez. O meu último Parapan foi o primeiro dele. Eu estava lá, pude ver a evolução desse menino. E acho que agora ele vem para todas as medalhas de ouro", salientou.

Imagem
Imagem: Alexandre Araújo / UOL

Evento no Rio de Janeiro

Daniel Dias e o ex-lateral Cafu, membros da Laureus Academy, estiveram no Instituto Bola Frente, fundado por Jorginho, para entregarem uma placa a João Paulo de Oliveira, jovem vencedor do Concurso Internacional de Desenho da IWC Schaffhausen.

Continua após a publicidade

Durante o evento, Daniel e Cafu participaram de atividades com as crianças que integram o projeto.

"Maravilhoso estar aqui. Jorginho é um cara ímpar, não só no futebol. O trabalho que ele faz aqui no bairro onde cresceu dá esperança para essas crianças. Nós costumamos falar que, quando você dá oportunidade para uma criança, transforma ela em um cidadão. O que Jorginho faz aqui, através da Laureus hoje, é dar oportunidade para essa garotada", disse Cafu.

"A grande dificuldade que uma criança e um adolescente de comunidade têm é de acreditar neles mesmos. É um trabalho constante daqueles que têm condições de ser influenciadores deles, para que eles possam, realmente, acreditar de que é possível. Eu não acreditava que eu poderia sair daqui de Guadalupe e conseguir trilhar o caminho que tive. De repente, vi que era e isso é muito importante. Muito feliz de recebê-los e, através da Laureus, poder possibilitar isso", completou Jorginho.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.