Bruna Takahashi perde para maior rival, fica com prata e vê tabus mantidos

Uma dura derrota de virada, por 4 sets a 3, para a amiga e rival Adriana Diaz, impediu a brasileira Bruna Takahashi de derrubar dois tabus no tênis de mesa do Pan, nesta quarta-feira (1).

A brasileira continua sem seu primeiro ouro em Jogos Pan-Americanos. Em Lima-2019, ela ficou com duas pratas e dois bronzes. Em Santiago, essa é sua terceira prata, repetindo os resultados de duplas femininas e duplas mistas.

Além disso, o Brasil, que faz sucesso no tênis de mesa masculino, nunca ganhou ouro no feminino.

"Acho que não é a medalha que eu quis, eu queria ouro. Estou muito feliz do nível que joguei" disse Bruna, na zona mista, antes de uma longa pausa para chorar.

"Joguei um nível muito bom, fiquei quase dois meses sem treinar porque estava com lesão. Era um sonho para mim ter conquistado a medalha de ouro, porque já perdi muitas finais. Tenho que baixar a energia e ficar feliz pelo nível que eu estou jogando. Mas tenho que ficar orgulhosa, porque não é fácil manter a cabeça erguida com tudo isso."

Ao fim do confronto, Díaz, que é a número 11 do ranking mundial, abraçou Bruna, a 23ª, que chorava muito, e a consolou. "Conheço a Adriana desde pequena, tenho um carinho muito grande por mim, ela é como uma irmã para mim, e me disse coisas positivas", revelou. As duas duelam pelo posto de melhor das Américas desde quando tinham 11 anos, inicialmente na base, e depois no adulto.

Como foi o jogo

Bruna começou melhor: no primeiro game, a brasileira bateu Adriana por 11 a 9. No segundo, ainda mais equilibrado, a porto-riquenha foi melhor e venceu por 14 a 12.

O terceiro foi de ampla vantagem de Adriana Díaz, e terminou com 11 a 3 para a centro-americana.

Continua após a publicidade

Muito equilíbrio no quarto set, e Bruna evoluiu na reta final, superando a adversária por 11 a 8. O cenário e o placar se repetiram no quinto, com vitória de Bruna por 11 a 8. No sexto, igualmente equilibrado, vitória de Díaz por 11 a 9.

O sétimo e derradeiro set teve um bom começo de Bruna, que abriu vantagem de 6 a 3, mas viu Adriana Díaz marcar sete pontos seguidos e encerrar vencendo por 11 a 7.

Seguem os tabus

Ao todo, Bruna Takahashi soma sete medalhas em Jogos Pan-Americanos: até a prata de hoje, haviam sido quatro pódios em Lima-2019 (dois bronzes e duas pratas) e dois em Santiago-2023 (duas pratas).

A vitória contra a porto-riquenha encerraria o tabu da brasileira, que continua sem medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.

Antiga algoz

Lenda do tênis de mesa em Porto Rico, Adriana Díaz soma dois ouros e um bronze em Lima-2019, além de um bronze em Toronto-2015.

Continua após a publicidade

No último Pan, na capital peruana, foi ela quem derrotou Bruna Takahashi nas semifinais. A derrota conferiu à brasileira a medalha de bronze.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.