Topo

MMA


Nova geração do MMA brasileiro toma conta do card do UFC São Paulo

Caio Borralho após luta contra Michal Oleksiejczuk Imagem: Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/11/2023 04h00

O UFC volta a São Paulo neste sábado (04) após quatro anos com um card composto por promessas e nomes em ascensão no mundo da luta.

Um dos próprios protagonistas do evento admite que o UFC São Paulo traz nomes menos conhecidos para o público geral. Caio Borralho, que está no card principal, disse em entrevista coletiva que o evento "é a consolidação da nova geração do MMA brasileiro: "É uma grande chance de nos consolidarmos no MMA, e de começarem a surgir os novos ídolos nacionais".

O UOL destaca alguns brasileiros para ficar de olho no UFC São Paulo. Além de Jailton Malhadinho, o grande nome da noite, outros lutadores chegaram na liga há pouco tempo e visam alçar voos altos.

Gabriel Bonfim

Gabriel Bonfim após vitória sobre Trevin Giles Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

O mais novo dos irmãos Bonfim é também uma das grandes promessas do MMA brasileiro. Gabriel, de 26 anos, está invicto em sua trajetória no MMA.

A conexão com as lutas é coisa de família para os Bonfim. Odair, irmão mais velho de Ismael e Gabriel, influenciou-os a começarem a praticar kickboxing. Os dois se desenvolveram nas artes marciais, avançaram para o MMA e hoje fazem parte do UFC.

Gabriel estreou na liga neste ano, e já deu dois belos cartões de visitas. O brasileiro venceu Mounir Lazzez e Trevin Gilles finalizando-os no primeiro round.

O brasileiro pediu para enfrentar um rival ranqueado no top-15 dos meio-médios. Bonfim desejava enfrentar Neil Magny, mas não teve seu desejo atendido.

A luta de hoje será a co-principal do evento, contra o dinamarquês Nicolas Dalby. Seu irmão, Ismael, também participará do UFC São Paulo enfrentando o norte-americano Vinc Pichel.

Caio Borralho

Caio Borralho em ensaio de fotos após sua vitória mais recente no UFC Imagem: Mike Roach/Zuffa LLC via Getty Images

Outro brasileiro que estreou no UFC recentemente e está invicto na companhia. Caio Borralho se destacou no Contender Series de 2021 e venceu todas as lutas que disputou desde então.

O maranhense treina na 'Fighting Nerds', em São Paulo. Borralho costuma exibir sua rotina na academia em seu canal no YouTube, um projeto para se comunicar com os fãs de MMA e criar novos seguidores.

'The Natural' também ambicionava lutar contra um adversário ranqueado. A oportunidade ainda não chegou, mas Borralho está confiante de que logo enfrentará os principais nomes do UFC.

Essa vitória vai com certeza me credenciar a lutar ali no top 10. Estou muito focado em vencer

Caio Borralho

Borralho enfrentará Abus Magomedov, russo que compete pela Alemanha, no card principal. Originalmente, a luta do peso-médio seria contra Nursulton Ruziboev, mas o atleta do Uzbequistão desistiu do embate alegando lesão.

Elves Brener

Charles do Bronxs ergue Elves Brener após vitória sobre Zubaira Tukhugov Imagem: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

A última luta do card preliminar será um embate entre dois brasileiros. Elves Brener originalmente enfrentaria Esteban Ribovics, mas o argentino sofreu lesão de última hora. Kaynan Kruschewsky foi chamado para o seu lugar e terá a oportunidade de estrear no UFC.

Elves é outro destaque do UFC São Paulo que estreou na companhia em 2023. O amazonense venceu suas duas primeiras lutas na liga, contra Zubaira Tukhugov e Guram Kutateladze.

Elves treina com uma das principais referências do MMA brasileiro na atualidade: Charles do Bronxs. O ex-campeão do peso-leve se prepara na academia Chute Boxe São Paulo e serve como inspiração para o novato.

Do Bronxs acompanhou as duas lutas de Elves no UFC em seu corner.

O lutador de 26 anos tem cartel de 15 vitórias e três derrotas no MMA. Elves chegou ao UFC sem passar pelo Contender Series, destacando-se em eventos como Predador FC e Império Fight.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nova geração do MMA brasileiro toma conta do card do UFC São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


MMA