Brasil bate Canadá no tênis de mesa e ganha último ouro do país no Pan 2023
Guilherme Padin
Colaboração para o UOL, em São Paulo
05/11/2023 14h39
A equipe masculina do Brasil superou o Canadá na final do tênis de mesa do Pan 2023, na tarde de hoje (5), e faturou o segundo ouro da modalidade na capital chilena — e o último do Brasil nos Jogos de Santiago.
Liderados por Hugo Calderano, que venceu duas das quatro partidas, o Brasil ganhou por 3 a 1 e não precisou do quinto jogo.
A vitória começou com a dupla Vitor Ishiy e Eric Jouti, que teve ótimo desempenho e bateu os canadenses por 3 a 0. No jogo seguinte, Hugo Calderano saiu perdendo, mas virou e arrasou com Edward Ly. Após a derrota de Jouti na terceira partida, Calderano confirmou o ouro na quarta, contra Siméon Martin.
A conquista representou o segundo ouro dos mesatenistas brasileiros no Pan, que já haviam ganhado o lugar mais alto do pódio com Calderano, na categoria simples. Além disso, o Brasil faturou quatro medalhas de prata.
Como foram as partidas
Na primeira partida, a dupla formada por Vitor Ishiy e Eric Jouti foi superior e venceu os canadenses Siméon Martin e Eugene Wang por 3 a 0 (11-9, 11-5 e 11-6).
Na segunda, Calderano começou perdendo no primeiro game (10-12) para Edward Ly, mas se recuperou rapidamente e abriu uma sequência arrasadora (11-0, 11-5 e 11-4) para fechar a vitória por 3 sets a 1.
A terceira partida foi a da primeira vitória canadense na final: apesar da derrota por 3 sets a 0, Eric Jouti deu trabalho para Eugene Wang, que venceu por parciais de 11-9, 11-8 e 12-10.
Na quarta e última disputa, Calderano teve mais dificuldades com Siméon Martin, mas ainda assim venceu com autoridade: 3 a 0 (11-6, 11-9 e 11-7).
A quinta partida, entre Vitor Ishiy e Edward Ly, não se fez necessária pelo resultado de 3 a 1.
Último ouro do Brasil
A vitória de hoje no tênis de mesa foi a última medalha dourada da delegação do Brasil em Santiago-2023. O país fecha o evento com sua melhor campanha na história dos Jogos Pan-Americanos: foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes.
O segundo ouro do tênis de mesa brasileiro no Pan
O título de hoje foi o segundo do tênis de mesa do Brasil em Santiago, que havia conquistado um ouro (no simples, com Hugo Calderano) e quatro pratas (no simples, com Bruna Takahashi, e nas duplas masculina, feminina e mista).
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.