O São Paulo recebe o Fortaleza Basquete Cearense nesta segunda-feira (6), às 20h (de Brasília), no Ginásio do Morumbi. Além de marcar a estreia em casa nesta temporada do NBB, o jogo é fundamental para o Tricolor Paulista afastar a crise: a equipe ainda não venceu no campeonato.
O São Paulo perdeu os três jogos que disputou no NBB 2023/24. Atual vice-campeão do Novo Basquete Brasil, o time teve desempenho ruim em partidas contra rivais estaduais. O clube é vice-lanterna da competição, tendo menos derrotas apenas que o Botafogo.
O jogo entre São Paulo e Fortaleza Basquete Cearense será transmitido pelo UOL Esporte no YouTube. O canal levará a você, todas as segundas-feiras, uma partida da elite do basquete brasileiro. Saiba mais sobre como os times chegam para o duelo de hoje.
Mudanças e início ruim
O São Paulo tenta na temporada 2023/24 dar fim à fama de 'time do quase'. O Tricolor é o atual vice-campeão do NBB e segue na busca pelo primeiro título nacional de sua história.
O elenco passou por mudanças significativas na intertemporada. O técnico Bruno Mortari perdeu os titulares Elinho e Shamell, repostos por contratações como Ricardo Fischer, Dominique Coleman e Vitor Faverani.
O São Paulo acumula resultados negativos. O time perdeu os três jogos que disputou no NBB, contra Franca, Bauru e Paulistano. O ataque foi um problema nos últimos dois compromissos, com média de apenas 59 pontos por jogo.
A sequência de três derrotas marca o pior início da história do Tricolor no NBB. O clube vem sendo protagonista do basquete nacional nos últimos anos, chegando pelo menos na semifinal em todas as temporadas que completou no Novo Basquete Brasil.
Rival em boa fase
O Fortaleza Basquete Cearense é uma das equipes com melhor início de temporada no NBB. O time venceu três dos quatro jogos que disputou, suficiente para ter o 6º melhor aproveitamento da liga (75%). A equipe conheceu sua primeira derrota no último sábado (04), fora de casa contra o Paulistano.
A equipe da capital cearense vem se destacando em jogos apertados. As vitórias diante de Mogi, São José e Bauru foram todas definidas por quatro pontos ou menos. Os outros times com pelo menos três triunfos na temporada - Minas, Unifacisa e Vasco - não venceram nenhuma vez por margens igualmente curtas.
Orresta mostrou neste início de temporada que é um reforço de impacto para o Fortaleza Basquete Cearense. O armador argentino lidera a equipe em assistências e rebotes, além de ser o segundo principal cestinha. Destaque na temporada passada, McClanahan mantém o bom ritmo e é o maior pontuador do time.
O time tenta acabar com a seca de playoffs. O Basquete Cearense terminou as últimas duas temporadas na 14ª posição e não alcança a pós-temporada desde 2020/21, primeiro ano desde a parceria com o Fortaleza.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.