O futsal brasileiro vive momentos de incógnita após o anúncio da criação do Campeonato Brasileiro por parte da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal). O país passa a ter dois campeonatos nacionais, já que a Liga Nacional de Futsal é atualmente o campeonato que existe e já garantiu a edição do ano que vem.
As 24 franquias que participam da LNF neste ano confirmaram participação na edição do ano que vem. A Liga Futsal foi criada em 1996 pela CBFS e é administrada desde 2015 pela LNF, uma liga independente de clubes.
A competição de 2024 só perde algum integrante caso algum time desfaça a parceria com o patrocinador ou empresa dono da franquia atualmente. Este cenário é considerado improvável.
Já a CBFS ainda não divulgou quais serão os times que disputarão o Campeonato Brasileiro. A confirmação das franquias na LNF complica a chance das equipes deixarem a Liga para participar do novo torneio no próximo ano.
Vale lembrar que a LNF também anunciou novidades para o futuro, como o rebaixamento e o acesso. A pontuação das edições de 2023 e 2024 contarão para um ranking, que definirá as quatro equipes "rebaixadas" para a disputa da Liga de Acesso em 2025.
Formato da Talentos LNF
Outra novidade para 2024 será a estreia da Talentos LNF, uma competição sub-20 que contará com os mesmo times do torneio profissional.
Serão quatro grupos, com seis equipes em cada, divididos regionalmente. Os dois melhores de cada grupo, mais os quatro terceiros colocados de melhor campanha passam para as oitavas de final.
A competição começará em maio e acabará em novembro. Cada time fará dois jogos por mês, um em casa e outro fora. Na fase final, em caso de igualdades nas duas partidas, haverá disputa de pênaltis.
A LNF, inclusive, já definiu os formatos dos seis grupos. Para facilitar na parte logística, eles terão equipes dos seguintes estados:
Chave A: PR/SC/SP/RS
Chave B: PR/SC/SP/RS
Chave C: PR/SC/SP/RS
Chave D: PR/SC/SP/MG
Chave E: PR/SC/SP/MG
Chave F: PR/SC/PR/DF
Essa será a primeira vez na história que a Liga Nacional de Futsal contará com acesso e rebaixamento, bem como uma liga para as categorias inferiores.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.