Topo

Depois do Pan, o Parapan: Maior delegação brasileira quer manter hegemonia

Parapan: Petrucio Ferreira no Campeonato Mundial de Atletismo de Paris Imagem: Alessandra Cabral / CPB

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/11/2023 04h00

Os Jogos Pan-Americanos chegaram ao fim, mas, em breve, a torcida brasileira poderá torcer de novo pela delegação verde e amarela. O Parapan-Americano, que também será realizado em Santiago, vai ocorrer entre os dias 17 e 26 de novembro.

O Brasil vai lutar para repetir o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, algo que ocorreu nas últimas quatro edições.

Maior delegação

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) terá 323 atletas de 17 modalidades na competição.

A ida da delegação brasileira será dividida em grupos. O primeiro embarque está previsto para o dia 12 de novembro

Essa será a maior delegação brasileira da história em Jogos Parapan-Americanos. Nossos atletas estão chegando muito bem preparados aos Jogos e tenho certeza que irão trazer muitas medalhas para o Brasil
Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento, ao site do CPB

O atletismo conta com o maior número de atletas: 60. Destaque para os lançadores Alessandro Silva e Beth Gomes, o velocista Petrúcio Ferreira e o fundista Yeltsin Jacques, que têm grandes conquistas no currículo.

"Esperamos manter o ritmo e os resultados alcançados no Mundial de Paris 2023. Vamos buscar no Parapan a mesma evolução para que os atletas possam conseguir repetir o desempenho e, consequentemente, as medalhas previstas. O Brasil está com uma equipe forte", disse João Paulo Cunha, coordenador de atletismo do CPB.

A natação terá 39 atletas, sendo a segunda maior delegação. Campeões paralímpicos e mundiais como Carol Santiago, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, e Talisson Glock estão no grupo.

A novidade é o retorno do tiro com arco, que esteve fora do programa do Parapan em 2019

Desde 2007 o Brasil termina o Parapan no primeiro lugar geral de medalhas. Foi assim no Rio-2007, em Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019.

Em Lima, inclusive, o país atingiu o recorde de conquistas. Foram 308 medalhas, com 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. País algum alcançou tantas vitórias em uma edição de Parapan.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Depois do Pan, o Parapan: Maior delegação brasileira quer manter hegemonia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pan 2023