Diniz do basquete? Flamengo tem técnico que se divide entre NBB e seleção

Treinar clube e seleção está longe de ser exclusividade de Fernando Diniz. O técnico do Brasil e do Fluminense é o nome mais lembrado no esporte por dividir funções, mas o mesmo acontece em outra seleção do país: a masculina de basquete.

Gustavo de Conti comanda o Flamengo e a seleção brasileira. O técnico divide as duas responsabilidades desde 2021, e desde então adicionou mais taças ao seu vitorioso currículo de três títulos do NBB, uma Copa Intercontinental, uma Champions League das Américas, duas Copas Super 8, seis Cariocas e um Paulista.

O Flamengo de Gustavinho entra em quadra hoje, às 20h (de Brasília), no Maracanãzinho, pela 5ª rodada do NBB. O jogo terá transmissão ao vivo e com imagens do canal do UOL Esporte no YouTube.

Fla aposta em estrelas

Didi Louzada, reforço do Flamengo para a temporada 2023/24 do NBB
Didi Louzada, reforço do Flamengo para a temporada 2023/24 do NBB Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

O Rubro-Negro vive jejum incomum em sua história no NBB: dois anos sem levantar a taça mais importante do basquete brasileiro. O Fla amargou um vice-campeonato e uma eliminação na semifinal nas últimas duas temporadas.

Para voltar ao topo do NBB, o Flamengo investiu em reforços de peso. O 'Mago' Franco Balbi está de volta ao clube carioca depois de período no basquete argentino. O pivô húngaro Filipovity chegou vindo do basquete alemão. E Didi Louzada, brasileiro com passagem pela NBA, é a principal contratação para a temporada 2023/24.

O Flamengo tem cinco nomes de seleção em seu elenco. Além do técnico Gustavo de Conti, Didi, Scott Machado, Maique, Gui Deodato e Gabriel Jaú representaram o Brasil no Pan 2023 e conquistaram medalha de bronze.

O Rubro-Negro é um dos times que menos entrou em quadra nesta edição do NBB. Além do Pan, o Flamengo foi afetado pela viagem aos EUA para participar da pré-temporada da NBA. O time começou mal no campeonato nacional, mas vem de três vitórias consecutivas, incluindo clássicos contra Botafogo e Vasco.

Continua após a publicidade

Gustavinho tem o famoso "problema bom" para os técnicos: ajustar um time com jogadores de qualidade. Os reforços já vêm mostrando serviço e lideram o time nas estatísticas de pontos (Didi), rebotes (Filipovity) e assistências (Balbi) por jogo. Com elenco reformulado, o Flamengo é candidato a conquistar seu oitavo título do NBB.

A seleção de Gustavinho

Gustavo de Conti conversa com jogadores da seleção brasileira em partida no Pan 2023
Gustavo de Conti conversa com jogadores da seleção brasileira em partida no Pan 2023 Imagem: ALEJANDRO PAGNI/PHOTOSPORT

Gustavinho assumiu o Brasil precisando realizar um trabalho de reconstrução. O técnico Aleksandar Petrovic deixou a seleção após não conseguir vaga em Tóquio-2020, primeira ausência da equipe masculina em Jogos Olímpicos desde 2008. De Conti integrava a comissão desde 2014 e foi o sucessor natural ao sérvio.

A seleção de Gustavinho mantém a base do trabalho anterior. Veteranos como Marcelinho Huertas e Vítor Benite seguem nas convocações, enquanto nomes como Bruno Caboclo, Yago e Georginho de Paula ganham espaço à medida que progridem em suas carreiras. A maior novidade vem sendo a inserção gradual das promessas Gui Santos (único brasileiro ativo na NBA) e Reynan dos Santos.

O Brasil venceu grandes jogos no principal teste do novo técnico, mas não alcançou seu maior objetivo. A seleção precisou lidar com chaveamento complicado na Copa do Mundo disputada em agosto. Apesar de vitória de peso contra o Canadá na segunda fase, a equipe ficou pelo caminho ao ser amassada pela Letônia. A derrota em duelo decisivo ainda custou uma vaga em Paris, colocando os brasileiros no temido torneio pré-olímpico.

Continua após a publicidade

Multicampeão por onde passou — Paulistano e Flamengo —, Gustavinho ainda busca sua primeira glória com a seleção. As principais chances do treinador vieram em torneios continentais, mas o basquete nacional não conseguiu dar fim à sina do quase: foi vice da Argentina na Copa América de 2022, em casa, e ficou apenas com o bronze no Pan 2023.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.