De volta à F1, Las Vegas já recebeu duas corridas valendo título mundial
Las Vegas receberá na madrugada de amanhã (19) o terceiro GP de Fórmula 1 em sua história, o primeiro em 41 anos. E, pela primeira vez, a corrida na Cidade do Pecado não decidirá o título mundial de pilotos.
O GP de Las Vegas de 2023 tem pouca coisa em jogo em termos de classificação. O campeão Max Verstappen busca somente ampliar recordes, e a Red Bull tem mais que o dobro de pontos em relação à segunda colocada Mercedes. Apenas brigas secundárias seguem ativas, cenário bem diferente das corridas em Nevada na década de 1980.
Nelson Piquet (1981) e Keke Rosberg (1982) alcançaram no estacionamento do cassino Caesar's Palace o ápice da carreira de um piloto. Os dois terminaram os respectivos GPs na quinta posição, mas levantaram em Las Vegas o troféu de campeão mundial.
1981: Brasil x Argentina
Nelson Piquet e Carlos Reutemann eram os principais candidatos ao título mundial. O brasileiro da Brabham entrou no fim de semana precisando fazer um ponto a mais que o argentino da Williams — naquela época, os seis primeiros colocados pontuavam. O francês Jacques Laffite, da Ligier, precisava terminar pelo menos na segunda posição e ainda contava com combinação de resultados.
Um acidente na qualificatória quase mudou os rumos do campeonato. Reutemann tentou passar por espaço apertado, errou e colidiu com Piquet. O brasileiro rapidamente conseguiu sair do local, enquanto o veículo do argentino sofreu danos na suspensão. Apesar do deslize, o piloto da Williams já havia feito bom tempo e foi para o sábado com a pole position. Piquet ficou em quarto, superando fortes dores no pescoço.
O GP foi dominado por um piloto que estava fora da disputa pelo título. Alan Jones, atual campeão mundial, ultrapassou seu colega de Williams na primeira curva. O australiano abriu vantagem superior a 2 segundos em apenas uma volta e caminhou para vitória sem sustos.
Reutemann fez corrida ruim e deu chances para Piquet. Ele foi ultrapassado na primeira volta por Gilles Villeneuve - desclassificado posteriormente por alinhamento ilegal no grid -, Alain Prost e Bruno Giacomelli. O argentino continuou caindo na classificação e foi deixado para trás por Piquet na 17ª volta. A manobra que carimbou o título mundial.
A quinta posição bastou para Piquet entrar no rol de campeões mundiais da F1. Reutemann não somou pontos e amargou o vice. Laffite, sexto colocado no Caesar's Palace, passou longe do título e terminou o campeonato atrás inclusive de Alan Jones.
1982: corrida morna fecha ano caótico
1982 foi um caos na F1. Após dois óbitos - Gilles Villeneuve e Riccardo Paletti -, um acidente que encerrou carreira na categoria, ameaça de greve, boicote de equipes e GP cancelado, parecia melhor que a temporada acabasse logo. E coube a Las Vegas mais uma vez o papel de encerrar o ano. A disputa final aconteceu em 25 de setembro, um sábado de 37ºC em Nevada.
Dois pilotos chegaram ao Caesar's Palace com possibilidade de conquistar o título mundial: Keke Rosberg e John Watson. O finlandês só perderia a taça se não pontuasse e o rival ganhasse a corrida.
O fim de semana em Vegas começou dominado pela Renault. A equipe largou com dobradinha de Alain Prost e René Arnoux na primeira fila, ambos podendo no máximo conquistar a segunda colocação do mundial. Os franceses andaram um segundo mais rápido que o terceiro colocado Michele Alboreto (Tyrell) na classificação.
As Renaults apresentaram problemas no dia da corrida e não conseguiram impor sua superioridade. Arnoux abandonou a prova na 21ª volta, e Prost teve problemas com os pneus, entregando a Alboreto sua primeira vitória na carreira.
Watson fez grande corrida de recuperação, mas em nenhum momento ameaçou o título de Rosberg. O britânico da McLaren, que ocupou a 12ª posição nas primeiras voltas, escalou o grid — ultrapassando inclusive Keke — e chegou ao 2º lugar. Contudo, os pneus estavam desgastados no fim, impedindo qualquer avanço contra Alboreto.
Keke Rosberg confirmou seu título mundial somando dois pontos e fechando a corrida em 5º. O finlandês é, até hoje, o único piloto da história a ser campeão mundial vencendo apenas um GP. O circuito no Caesar's Palace ainda definiu o Campeonato de Construtores, vencido pela Ferrari — que não pontuou em Nevada.
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