Nelsinho Piquet minimiza batida proposital na F1: 'Não mudou a minha vida'

Nelsinho Piquet falou sobre o incidente combinado entre ele e Renault no GP de Singapura em 2008 e afirmou que o episódio pouco interferiu na sua trajetória como piloto.

O que aconteceu

O ex-piloto da Fórmula 1 disse que a polêmica não apaga seus feitos no automobilismo e que a rescisão com a Renault o motivou a revelar a armadilha.

Não mudou a minha vida [bater em Singapura]. Eu poderia só ter ficado quieto que não mudaria nada. Eu continuaria com a minha trajetória: Nascar, primeiro brasileiro campeão da Fórmula E. O único motivo é que quebraram meu contrato da maneira errada, então resolvi botar as coisas certas. Não era para terem feito aquilo. Então, eu falei 'vocês estão fazendo uma coisa que não é para ser feita, então eu também vou deixar claro aqui o que vocês fizeram ano passado' Nelsinho Piquet, ao podcast 'Pod Pai Pod Filho'

Nelsinho afirmou que não havia o que ser feito por ele e seu pai, Nelson Piquet, ao ser perguntado sobre os desdobramentos do incidente e o fim de sua passagem pela categoria.

"Não tinha o que fazer. Eles falaram que iam romper o contrato, falamos que não podia e eles disseram 'então pega a Justiça se quiser'. Mas, justiça ali era uma coisa que iria demorar e não ia adiantar nada. Então a gente falou 'então tá bom, se querem jogar desse jeito então a gente vai...'. Quando quiseram romper o contrato, eu falei sobre que haviam feito no ano anterior e se fingiram de bobos. Aí eu peguei as provas, levei para a FIA e penalizaram o Flavio [Briatore] e o Pat Symonds", completou.

GP de Singapura antes e depois do acidente de Nelsinho

Massa liderava o Mundial de 2008 com ampla vantagem, com Hamilton em segundo e Räikkönen em terceiro. Nelsinho bateu no muro na volta 14 do GP de Singapura, em uma corrida de 61; ele chegou a pedir desculpas no rádio.

A FIA acionou o safety car, já que o lugar em que o carro bateu espalhou detritos na pista. O trio de líderes aproveitou a situação para trocar os pneus e reabastecer — o que era permitido na época.

Alonso assumiu a ponta e venceu a corrida. Ele tinha parado "coincidentemente" logo antes do acidente de Nelsinho. Já a Ferrari cometeu um erro grave ao liberar Massa para deixar o box com a mangueira de combustível presa ao carro.

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Massa caiu para o último lugar, apesar de os mecânicos correrem para retirar o objeto.

Como o resultado afetou o campeonato

Entre 2003 e 2009, o sistema de pontuação da F1 ia apenas até o 8° colocado e distribuía menos pontos, com 10 para o primeiro, 8 para o segundo e 6 para o terceiro.

Massa terminou em 13° em Singapura, não pontuando; já Hamilton levou seis pontos para casa.

O campeonato foi decidido apenas na última corrida, o GP do Brasil, com o inglês campeão por apenas um ponto. Muitos culpam a derrota à "tragédia" de Massa em Singapura.

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