Kajuru volta à Band quase 20 anos após ser demitido ao vivo e culpar Aécio
Colaboração para o UOL
22/11/2023 09h59
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) voltou à TV nesta segunda (20), estreando o programa "Jogo Duro". A atração da TV Goiânia vai ao ar de segunda a sexta, e marca o retorno de Kajuru após dez anos fora das telas.
A TV Goiânia é parceira da Band em Goiás. A relação de Kajuru com a Band, porém, já foi tumultuada.
O senador foi funcionário da emissora em 2003 e 2004, quando comandava o programa "Esporte Total". Em junho de 2004, porém, ele foi demitido.
Por que Kajuru saiu da Band
Segundo o senador, a demissão veio após reclamações do então presidente da CBF, Ricardo Texeira, e de Aécio Neves (PSDB-MG) —que, à época, era governador de Minas Gerais.
Kajuru foi mandado embora enquanto estava no ar. Em uma transmissão ao vivo de um jogo entre Brasil e Argentina, o jornalista esportivo fez críticas a Aécio e à CBF.
Ele afirmou que cadeirantes foram impedidos de usar uma entrada especial do estádio Mineirão porque Neves e seus convidados estavam usando o acesso.
Diante das críticas, o governador teria ligado para Johnny Saad, presidente da Band, exigindo a demissão de Kajuru.
Demitido eu fui pelo Aécio Neves, no Mineirão, em 2004. No resto, graças a Deus, eu que demiti as emissoras e não fui demitido por elas. Porque quando eu percebia que estava começando a censura, eu pedia demissão e arrumava correndo emprego em outra emissora. Tinha facilidade muito grande de conseguir emprego. Nunca consegui ficar dois dias desempregado.
Jorge Kajuru, em entrevista ao UOL em 2017
Em outra entrevista, Kajuru disse que o momento foi "o mais triste de sua vida".
"Eu fui o primeiro jornalista da história da televisão brasileira a ser demitido ao vivo", afirmou. A ligação para o apresentador ocorreu durante um intervalo — depois, Kajuru não voltou mais ao ar.
Aécio Neves nunca comentou o caso.