Atual campeão, Max Verstappen leva a pole do GP de Abu Dhabi de F1

Atual campeão do Mundial de Fórmula 1, Max Verstappen é o pole position do GP de Abu Dhabi. O holandês brilhou no circuito de Yas Marina e garantiu a liderança na última corrida da temporada.

"Todo o fim de semana a gente teve muita dificuldade. De repente, eu consegui encaixar mais. Estou muito feliz em estar e primeiro. No Q1, eu senti que estava bem. Nos treinos, senti que estava escorregando um pouquinho, mas conseguimos ajustar para a classificação", disse Verstappen.

Já consagrado tricampeão, Max Verstappen soma 549 pontos, bem à frente de Sergio Pérez (Red Bull, 273 pontos) e Lewis Hamilton (Mercedes, 232 pontos). Carlos Sainz (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin) fecham o top 5.

A corrida que encerra a temporada 2023 da categoria ocorre na manhã de domingo (26), a partir das 10h (de Brasília). A Band (TV aberta) e as plataformas da Band transmitem ao vivo ao evento. O BandSports exibe o VT a partir das 20h (de Brasília).

Q1

Logo no início da primeira parte da classificação, Max Verstappen fez o melhor tempo do fim de semana: 1m24s160. Logan Sargeant, Guanyu Zhou e Nico Hulkenberg tiveram as primeiras votas deletadas, porque infringiram os limites da pista do Yas Marina.

Lewis Hamilton, que não foi bem na primeira tentativa, melhorou o posicionamento nos minutos finais do Q1. Chegou a alcançar um quinto lugar, mas acabou na nona colocação.

No fim, Verstappen se manteve na ponta com o melhor tempo e, surpreendentemente, Yuki Tsunoda veio logo atrás a 0s126. A Ferrari viu a disputa pelo campeonato de construtores ficar mais longe, já que Carlos Sainz acabou na 16ª posição.

Os eliminados no Q1 foram: Sainz, Magnussen, Bottas, Zhou e Sargeant, que não teve nenhuma volta válida, porque infringiu os limites da pista.

Continua após a publicidade

Q2

Alexander Albon foi o primeiro a retornar à pista com pneus macios. Logo em seguida, vieram Hamilton e Stroll.

Quando Max Verstappen retornou à pista, tomou conta do tempo novamente e bateu a melhor marca do fim de semana com 1m23s740. Russell e Tsunoda perseguiam o atual campeão.

Lando Norris veio disposto a roubar a pole position de Verstappen e, quando entrou para fazer seu giro no Q1, arrancou a segunda colocação com apenas 0s180 atrás do piloto da Red Bull.

A três minutos do fim, Lewis Hamilton fez sua melhor volta em 1m24s826 e ficou próximo de ser eliminado no Q2. Ele chegou a melhorar nos segundos finais, mas foi empurrado por Oscar Piastri. Desta maneira, a Mercedes, que briga com a Ferrari pelo campeonato de construtores, também fica com um piloto fora do top10.

O grande destaque perto da bandeirada final do Q2 foi Charles Leclerc, que evoluiu e pulou para terceiro, a 0s229 de Verstappen.

Continua após a publicidade

Os eliminados no Q2 foram: Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Lance Stroll, Alexander Albon e Daniel Ricciardo.

Q3

Primeiro a marcar tempo no Q3, Max Verstappen fez uma volta ainda melhor que o Q2: 1m23s445. Norris e Yuki Tsunoda vieram logo atrás. Pouco depois, Sergio Perez arrancou a terceira colocação do Tsunoda.

Oscar Piastri e Russell entraram na pista do circuito de Yas Marina e empurraram Perez e Tsunoda para quinta e sexta colocações, respectivamente. Norris continuou na segunda posição.

A três minutos e meio do fim, os pilotos retornaram à pista depois de pararem para a troca de pneus. Lando Norris foi o primeiro a abrir os trabalhos, seguido de Piastri. Nenhum dos dois conseguiu superar o tempo de Verstappen.

Continua após a publicidade

Charles Leclerc entrou na pista e superou Norris e Piastri, arrancando a segunda posição.

Na vez de Verstappen, ele repetiu o tempo do início do Q3. Ninguém conseguiu superá-lo e o holandês levou a pole position do GP de Abu Dhabi.

Fórmula 1 - GP de Abu Dhabi

Evento e local: corrida em Yas Marina
Data e horário: 26 de novembro, a partir das 10h (de Brasília)
Transmissão: Band (TV aberta) e plataformas da Band

Veja a classificação

1º - Max Verstappen (Red Bull)
2º - Charles Leclerc (Ferrari)
3º - Oscar Piastri (McLaren)
4º - George Russell (Mercedes)
5º - Lando Norris (McLaren)
6º - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri)
7º - Fernando Alonso (Aston Martin)
8º - Nico Hulkenberg (Haas)
9º - Sergio Perez (Red Bull)
10º - Pierre Gasly (Alpine)

Continua após a publicidade

11º Lewis Hamilton (Mercedes)
12º - Esteban Ocon (Alpine)
13º - Lance Stroll (Aston Martin)
14º - Alexander Albon (Williams)
15º - Daniel Ricciardo (Alpha Tauri)

16º - Carlos Sainz (Ferrari)
17º - Kevin Magnussen (Haas)
18º - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
19º - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
20º - Logan Sargeant (Williams)

Deixe seu comentário

Só para assinantes