'Desastre' de Hamilton e Verstappen preocupado: frases do GP de Abu Dhabi
Do UOL, em São Paulo
27/11/2023 04h00
Ontem, a temporada da Fórmula 1 chegou ao fim com o Grande Prêmio de Abu Dhabi e a vitória de Max Verstappen. O fim de semana do circuito de Yas Marina teve desabafo de Lewis Hamilton e o tricampeão Verstappen já demonstrando preocupação com a próxima temporada após o ano incrível.
Hamilton e o "desastre"
Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton não ficou nada satisfeito com seu desempenho nas últimas corridas e destacou os dias de formação do grid de largada.
Tive dificuldades e quase fiquei fora já no Q1. As últimas duas corridas foram um desastre para mim, particularmente nas classificações, fiquei duas vezes na 11ª colocação e, você sabe, é muito raro. Mas, enfim, é a última corrida.
Dá para fazer de novo?
Max Verstappen venceu em Abu Dhabi e coroou sua temporada incrível, que resultou no tricampeonato mundial de Fórmula 1. O holandês vai celebrar muito agora, mas já está pensando no futuro.
Foi uma temporada incrível. É (um momento) emocionante... Na última volta, já estava bastante emocionado, foi a última vez sentando no carro que me deu muito. Vai ser difícil fazer algo similar de novo, mas definitivamente aproveitamos esse ano. Estamos trabalhando duro para ter um carro muito competitivo na próxima temporada, porque todo mundo vai querer bater a gente.
Esforço final de Leclerc
A cinco voltas para a bandeirada final da corrida em Abu Dhabi, Sergio Perez passou a perseguir George Russell e conseguiu fazer a ultrapassagem para assumir a terceira colocação. Apesar disso, Perez tinha sido punido e precisaria abrir cinco segundos de vantagem para conseguir subir ao pódio.
Com essa ultrapassagem, a Ferrari poderia ocupar a vice-liderança do campeonato de construtores e a Mercedes iria para terceiro. Como eram US$ 10 milhões em jogo, Charles Leclerc ofereceu o vácuo a Perez para ele conseguir abrir vantagem sobre Russell e segurar o terceiro lugar.
O piloto da Ferrari, então, caiu para terceiro, enquanto Perez foi para segundo. A ideia foi boa, mas faltou um segundo para o piloto da Red Bull roubar a posição de Russell. Então, quem levou foi a Mercedes que, no fim, garantiu 409 pontos, contra 406 da Ferrari.
Foi tudo nos minutos finais. Com a punição ao Checo, tínhamos que ajudá-lo de alguma forma. Tentei dar DRS e slipstream a ele, mas não foi suficiente. Não há nada que poderíamos ter feito melhor, fizemos tudo certo. Estratégia, classificação. Era tudo que importava para mim no fim, mas não conseguimos (o vice). Mas o time fez um trabalho incrível forçando até a corrida final.