O Vasco voltou ao NBB após quatro temporadas e trouxe um reforço de peso: o ala Marquinhos, ídolo do Flamengo e titular do São Paulo na última temporada. Acostumado a ser protagonista, o atleta de 39 anos vem saindo do banco nas partidas do Cruz-maltino. A experiência tem funcionado.
O Vasco de Marquinhos recebe o Franca hoje (4), às 20h (de Brasília), no Ginásio de São Januário. O canal do UOL Esporte no YouTube transmitirá a partida, ao vivo e com imagens.
Todas as segundas-feiras, o UOL leva a você uma partida do melhor basquete do Brasil.
De volta às origens
Antes de se tornar ídolo no Flamengo, Marquinhos jogou pelo Vasco. O ala teve breve passagem pelo Cruz-maltino em 2003, quando tinha 19 anos. O jogador passou uma temporada no clube carioca, emprestado pelo Pesaro, da Itália.
DE VOLTA PARA CASA!
? Vasco Basketbal | Daniel Morais (@BasketballVasco) October 19, 2023
Marquinhos disputou o Campeonato Brasileiro pelo Vasco da Gama em 2003.
O CRAQUE AGORA RETORNOU! pic.twitter.com/EOrzgGnBCN
Foi no Rubro-Negro que Marquinhos se tornou um dos maiores jogadores da história do NBB. Com a camisa do Flamengo, o ala conquistou seis títulos brasileiros, venceu três prêmios de MVP — recorde da liga — e é o segundo maior cestinha do campeonato em todos os tempos.
O veterano passou as últimas duas temporadas no São Paulo, passando perto de mais um título, mas sem levantar a taça. Com contrato encerrado, Marquinhos encaminhou acerto com o Atlético Biguá, do Uruguai, mas não concretizou o acordo e optou por seguir no NBB.
Marquinhos está abraçando um novo papel. Esperava-se que um dos destaques do atual vice-campeão brasileiro seria titular no elenco recém-formado do Vasco. No entanto, o ala vem saindo do banco, como sexto homem. O atleta parece se adaptar bem à nova função e é um dos destaques do bom início de temporada do Vasco.
Brigando na parte de cima
O Vasco tem campanha fora da curva entre os times que voltam ao NBB nesta temporada. Enquanto Mogi Basquete e o rival Botafogo ocupam a lanterna e a penúltima posição, respectivamente, o Cruz-maltino venceu mais jogos que perdeu e tem aproveitamento de playoffs.
A tabela relativamente tranquila também ajuda o Vasco. As sete vitórias conquistadas até agora foram contra equipes de campanha negativa nesta temporada.
Paulichi é uma das surpresas da temporada. Após passagens sem grande destaque por Pato Basquete e União Corinthians, o ala-pivô vem dobrando sua média de pontos por jogo — de 7 para 14 —, com a melhor eficiência da carreira.
Não é só Marquinhos que adiciona experiência ao elenco vascaíno. Cauê, de 35 anos, é mais uma contratação de sucesso. O armador lidera a liga em assistências, com média de 7,6 por jogo. Gustavo Basílio, ala de 32 anos, é mais um veterano com espaço na rotação do técnico Leonardo Figueiró.
Deixe seu comentário