Como time da PB nasceu em universidade e virou história de sucesso no NBB

A Unifacisa se diferencia dos demais times do NBB por diversos motivos, e um deles é por ter sua arena no meio de uma universidade. A equipe de Campina Grande tem conceito inspirado no esporte norte-americano e leva a Paraíba à elite do basquete brasileiro.

A Unifacisa visita o Vasco hoje (18), no Ginásio de São Januário, às 20h (de Brasília). O jogo terá transmissão do canal do UOL Esporte no YouTube.

Todas as segundas-feiras, o UOL leva a você uma partida do melhor basquete do Brasil.

Projeto a longo prazo

O Centro Universitário Unifacisa montou um projeto de basquete em 2012. A universidade particular de Campina Grande tinha — e ainda tem — como diretor Diego Gadelha.

A meta desde o início do projeto era chegar ao NBB. Gadelha tomou como inspiração o basquete universitário norte-americano e seu senso de integração à comunidade, visando transformar Campina Grande em uma cidade conectada ao basquete.

A Unifacisa investiu no basquete e construiu uma arena com capacidade para 1.200 torcedores. Com a estrutura estabelecida, o time estava pronto para iniciar sua trajetória de ascensão no basquete nacional.

O time rapidamente dominou o cenário estadual e ganhou todos os Campeonatos Paraibanos entre 2013 e 2018. O torneio, de caráter semiprofissional, tornou-se desafio superado pela Unifacisa, assim como a Supercopa Brasil, espécie de terceira divisão nacional.

A maior conquista dos 11 anos de história da Unifacisa é a Liga Ouro 2018/19. Além do triunfo sobre o São Paulo na final, a campanha rendeu ao clube paraibano a realização do sonho de jogar no NBB.

Continua após a publicidade

O time fez boas participações no NBB desde que chegou à liga. A primeira temporada foi interrompida pela pandemia de Covid-19. Depois disso, a Unifacisa chegou aos playoffs nos três anos seguintes. Em 2022/23, venceu o Corinthians na primeira rodada e quase surpreendeu o eventual campeão Franca, forçando dura série de cinco jogos.

A Unifacisa está mais uma vez na zona de classificação à pós-temporada. O time tem oito vitórias em doze jogos, mesmo aproveitamento do Vasco, rival de hoje. Rafael Rachel, André Góes, Corvalan e Antônio estão entre os principais destaques da campanha até agora.

Deixe seu comentário

Só para assinantes