Melhor 'novato' no NBB, Vasco tem chance de mostrar força contra o Fla

O Vasco visita o Flamengo hoje (8), na abertura do 2º turno do NBB. O Cruzmaltino fechou a primeira metade do campeonato como uma das gratas surpresas da temporada. O time voltou à elite do basquete nacional já brigando no topo da tabela.

Flamengo e Vasco se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanãzinho. O canal do UOL Esporte no YouTube transmitirá a partida ao vivo e com imagens.

O UOL leva a você, todas as segundas-feiras, uma partida do melhor basquete do Brasil.

Vasco acima dos outros 'novatos'

O NBB tem três times novos em relação ao ano anterior: Vasco, Botafogo e Mogi Basquete. A expansão para 19 clubes transformou a atual temporada na maior da história da liga.

O Vasco sobra em relação aos outros dois projetos recém-estabelecidos. Enquanto o rival Botafogo é 15º e o Mogi é lanterna, o clube de São Januário ocupa a quarta posição e deve figurar nos playoffs. Somados, os dois 'novatos' têm menos vitórias que o Vasco nesta temporada — 9 versus 13.

A fórmula do sucesso vascaíno passa por nomes consagrados e atletas em ascensão. Marquinhos, veterano de 39 anos e hexacampeão do NBB, traz experiência ao time. Ele divide responsabilidades com Paulichi, que vem em sua melhor temporada na carreira. O ala de 25 anos é o cestinha do Vasco e foi decisivo no último jogo do 1º turno, diante do Corinthians.

Com exceção da temporada de estreia da liga, um time 'novato' nunca se sagrou campeão do NBB. O Vasco sonha com o feito inédito e tem no clássico contra o Flamengo uma chance para se credenciar entre os favoritos ao título.

Flamengo forte para voltar ao topo

Didi Louzada, jogador do Flamengo, em partida do NBB
Didi Louzada, jogador do Flamengo, em partida do NBB Imagem: Matheus Magnani/Caxias

O maior campeão do NBB quer retomar sua coroa. O Flamengo embalou boa sequência após oscilações no início da temporada, com onze vitórias consecutivas e 16 em 18 jogos. O time de Gustavo de Conti lidera o NBB de maneira isolada.

Continua após a publicidade

A base das glórias recentes vem sendo substituída aos poucos por uma nova geração. Os dez jogadores com mais minutos em quadra — Gui Deodato, Franco Balbi, Cuello, Didi, Filipovity, Gabriel Jaú, Maique, Scott Machado, Kayo e Diarra — estão em sua temporada de estreia ou no segundo ano representando o Flamengo. São novos atletas em busca dos resultados que o Rubro-Negro está acostumado a alcançar.

Deixe seu comentário

Só para assinantes