'Tímida' no futebol, cidade de Ceni e Alexandre Pato tem time no NBB
Do UOL, em São Paulo
15/01/2024 04h00
Pato Branco, cidade paranaense de 91 mil habitantes, revelou jogadores conhecidos do futebol brasileiro. Contudo, hoje é uma cidade que destaca mais nas quadras do que nos gramados.
Pato Basquete e Vasco se enfrentam hoje (15), às 19h30, no Ginásio do Sesi, pelo NBB. O canal do UOL Esporte no YouTube transmite o jogo ao vivo e com imagens.
Todas as segundas-feiras, o UOL leva a você uma partida da elite do NBB Caixa.
Time e elenco jovens
O Pato Basquete é um dos projetos mais recentes do NBB. Fundado em 1999, o clube se profissionalizou somente em 2018, rapidamente escalando as competições estaduais e nacionais. Estreou no Novo Basquete Brasil em 2019/20, temporada interrompida pela pandemia. O Pato era lanterna àquela altura.
A temporada 2023/24 pode se tornar a melhor da história do clube no NBB. O time é 10º colocado, posição superior à alcançada em edições anteriores. O Pato visa vencer sua primeira série de playoffs na liga.
O elenco também é jovem. Onze dos 17 atletas têm 25 anos de idade ou menos. O líder do time em minutos é o ala-pivô Novaes, em sua segunda temporada no NBB. O atleta de 22 anos é um destaque ofensivo e defensivo do Pato.
O cestinha do Pato é um veterano. O norte-americano Nate Barnes, de 33 anos, assumiu protagonismo em sua primeira temporada vestindo a camisa do Pato. O armador vem de boas passagens por Unifacisa e Paulistano no basquete brasileiro.
Celeiro de craques do futebol
Pato Branco é berço de dois jogadores de futebol conhecidos do torcedor brasileiro. Rogério Ceni, ídolo como goleiro do São Paulo e atualmente técnico do Bahia, nasceu no sudoeste do Paraná, mas foi criado no Mato Grosso. Já Alexandre Pato, atualmente sem clube, é tão pato-branquense que ganhou apelido em alusão à cidade.
Clube mais tradicional da cidade, o EC Pato Branco não disputa competições oficiais desde 2016. O time estava na terceira divisão paranaense quando decidiu encerrar suas atividades profissionais. A equipe chegou a integrar a divisão de elite do futebol estadual durante a década de 1980.
Um novo projeto tenta erguer o futebol de Pato Branco. Trata-se do Azuriz, clube-empresa fundado em 2018 e que, inicialmente, sequer ambicionava ter um time profissional — o objetivo principal era revelar atletas. Obrigado pela Federação Paranaense de Futebol a disputar uma competição, o time obteve êxitos desde então, como o acesso à elite estadual, além de disputar a da Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil em 2022.
Pato Branco também é uma cidade do futsal. O Pato Futsal é bicampeão brasileiro na LNF e ficou em 13º lugar na última temporada. A força do clube retoma a forte tradição do município na modalidade.