Com 50% de aproveitamento após 22 jogos, o São José caminha para sua melhor campanha no NBB desde 2014. O time tem como cestinha na atual temporada Pedro Chourio, venezuelano que já jogou profissionalmente em outro esporte.
O São José de Chourio visita hoje o Pato Basquete, às 19h30 (de Brasília), no Ginásio do Sesi. O canal do UOL Esporte no YouTube transmite a partida ao vivo e com imagens.
Às segundas-feiras, o UOL leva a você uma partida do melhor basquete do Brasil.
Do beisebol ao basquete
Chourio jogou profissionalmente em uma liga afiliada à MLB, a principal de beisebol no planeta. O venezuelano participou de torneio afiliado à Minor League na República Dominicana entre 2007 e 2009, representando o time do sistema do Boston Red Sox. Ele somou 134 rebatidas e 10 home runs em seu período na liga.
Chourio não chamou a atenção das franquias da MLB, mas, ainda jovem, tentou a sorte no beisebol local. Ele teve breve passagem pelo Águilas del Zulia, um dos clubes mais tradicionais da Venezuela no esporte.
Em 2012, decidiu mudar de carreira. Após participar de um treinamento do Trotamundos de Carabobo, time venezuelano, Chourio ingressou no mundo do basquete para nunca mais sair.
A tradição familiar pesou na hora da mudança. Chourio cresceu acompanhando basquete, o esporte mais popular dentro de sua casa. Ele ainda é primo de David Cubillán, jogador com passagens por Flamengo e Unifacisa.
Destaque internacional e 1ª temporada no Brasil
Chourio chegou tarde ao basquete, mas galgou seu espaço rapidamente. O ala se tornou peça importante na rotação dos Trotamundos. O time não conquistou títulos nacionais em seu período, sendo vice-campeão em 2014 e 2018.
O venezuelano participou de uma conquista continental durante período em outro clube. Chourio representou o Guaros de Lara durante a Liga Sul-Americana de 2017 e ergueu a maior taça de sua carreira. O torneio contou com participação de clubes brasileiros expressivos, como Flamengo e Pinheiros.
Foi no mesmo ano da conquista continental que Chourio estreou pela seleção venezuelana. O ala participou das Copas do Mundo de 2019 e 2023 e se destacou em partida contra a Finlândia do astro da NBA Lauri Markkanen. O venezuelano anotou 17 pontos, sendo cestinha de sua equipe.
Após passagens curtas por México e Argentina, Chourio explora o mercado brasileiro. O venezuelano lidera o São José em pontos nas 22 primeiras partidas do NBB, com média de 12,8 por jogo. Dono do melhor plus-minus da equipe, o veterano de 33 anos é um jogador de impacto no clube paulista.
Deixe seu comentário