Super Bowl: qual o time do namorado de Taylor e do 'sucessor' de Tom Brady
Paulo Mancha
Colaboração para o UOL, em Las Vegas (EUA)
09/02/2024 04h00
Quem assistir ao Super Bowl 58, neste domingo, terá a chance de ver a sensacional dupla do Kansas City Chiefs formado por Patrick Mahomes e Travis Kelce. Um é apontado como "sucessor" de Tom Brady na NFL. O outro é um dos pilares da franquia e namora a cantora Taylor Swift.
Uma breve história dos Chiefs
O time do estado de Missouri (sim, a equipe não fica no estado do Kansas, como muita gente pensa) foi fundado em 1959 por Lamar Hunt, um geólogo que ganhou dinheiro na indústria do petróleo e aplicou todo ele na criação de equipes e ligas esportivas. Além do futebol americano, Hunt também foi um dos maiores patrocinadores do tênis e do futebol nos Estados Unidos. É a única pessoa a figurar no hall da fama dos três esportes.
Os Chiefs tiveram grande sucesso no final dos anos 1960, quando venceram seu primeiro Super Bowl, na temporada de 1979. A equipe voltaria aos tempos de glória 50 anos depois, com mais duas conquistas nos campeonatos de 2019 e 2022.
Mahomes, o "sucessor" de Tom Brady
Aos 28 anos de idade, Mahomes coleciona feitos que o colocam entre os maiores quarterbacks de todos os tempos. Dois títulos de Super Bowl, duas vezes o melhor jogador da partida, considerado o melhor do campeonato em duas ocasiões e mais uma enxurrada de estatísticas superlativas.
O texano de 1,88 m de altura é cada vez mais comparado a Tom Brady, o ex-quarteback de Patriots e Buccaneers, que conquistou sete Super Bowls na carreira. Mahomes rebate a afirmação.
"Não estou nem perto da metade (dele). Tenho que vencer uma grande equipe do 49ers e conseguir meu terceiro (título). Faça-me essa pergunta daqui a 15 anos. Sete (vitórias no Super Bowl) parece muito longe ainda", disse na cerimônia de abertura da semana do Super Bowl, segunda-feira passada.
Nesta temporada, seus números não foram espetaculares como em outros anos - foram apenas 27 passes para touchdowns contra 41 no ano passado. Mas, em grande parte, a queda se deveu à ausência de bons recebedores de passes à sua disposição. Os alvos dos passes de Mahomes protagonizaram erros e mais erros durante o campeonato, deixando o próprio quarterback visivelmente irritado em várias ocasiões.
O namorado da Taylor
A exceção à regra foi o tight end Travis Kelce, sempre seguro e preciso nas rotas percorridas e nas recepções de passes. Sobretudo nos playoffs, quando se tornou a sensação da equipe dentro e fora de campo - sua atual namorada, a cantora Taylor Swift, é presença certa nos camarotes sempre que o time joga.
Para aliviar um pouco a pressão sobre quarterback e tight end, uma terceira estrela emerge vez por outra no ataque dos Chiefs: o running back Isiah Pacheco. Esse filho de porto-riquenhos marcou sete touchdowns terrestres na temporada regular e mais três nos playoffs. Graças a ele, a defesa do San Francisco 49ers não poderá concentrar suas forças apenas em Mahomes e Kelce.
Na defesa, os Chiefs brilharam este ano. Com astros do calibre de Chris Jones e George Karlaftis, a equipe foi a 2ª menos vazada entre as 32 da liga. Ambos conseguiram derrubar quarterbacks adversários antes do passe (o "sack") onze vezes cada um ao longo da temporada regular - um sinal amarelo para o quarterback Brock Purdy e demais atacantes do San Francisco 49ers.