Offline aos 17: Fonseca se isola das redes para virar sensação do Rio Open
Filhos da chamada "Geração Z", os jovens de 17 anos dificilmente se mostram alheios às redes sociais. Mas este não é o caso de um ilustre representante deles que roubou a cena e virou a sensação do Rio Open: o carioca João Fonseca, que deixou completamente de lado o Instagram — e até mesmo o WhatsApp — para brilhar na quadra Guga Kuerten, no Rio de Janeiro. Ele caiu nas graças da torcida mesmo com a eliminação nas quartas de final ontem (23).
O que aconteceu
João Fonseca não fez nenhuma postagem durante toda sua participação no Rio Open. Tanto no feed quanto nos stories. A última foi antes da competição, em um vídeo de divulgação do patrocinador. Tudo isso fez parte de uma estratégia do próprio jovem para se manter focado.
Relacionadas
Comecei a semana no Rio Open e não mexo no meu Instagram e mal mexo no meu WhatsApp para ficar mais focado
João Fonseca, após a primeira vitória
O garoto-prodígio tem feito sucesso nas redes mesmo sem utilizá-la. No dia do jogo da estreia, ele possuía cerca de 66 mil seguidores. Até o fechamento desta reportagem, ele já tinha mais de 100 mil.
João Fonseca costuma ser discreto no Instagram. São apenas 37 postagens no feed, a grande maioria sobre suas competições. Raras são as de momento íntimo com família e amigos.
O jovem disse estar com "medo" de abrir sua rede social após o fim de sua participação e o sucesso alcançado. A declaração foi dada após a derrota, ontem (23), para o argentino Mariano Navone.
Fico um pouco desligado das redes sociais. Instagram eu apago do celular, o Whatsapp não tem como sobreviver sem. Consigo me manter um pouco informado. Conversei outro dia com meu fisioterapeuta e disse que estava com um pouco de medo de ver meu Instagram agora para saber como está [risos]
João Fonseca
Rechaça rótulo de 'nova estrela'
João Fonseca foi apontado por alguns veículos estrangeiros como "nova estrela". O rótulo aconteceu após eliminar o francês Arthur Fils e o chileno Cristian Garín, no Rio Open. O jovem, porém, se mostra centrado e rechaça esse adjetivo.
Estrela nada. Estou começando minha carreira agora, sou jovem. Só estou jogando tênis feliz e a carreira é longa. O tênis é um esporte de muito tempo. Só estou no começo e vamos cada vez para mais
João Fonseca
O que é a "Geração Z"?
Geração Z compreende as pessoas nascidas da metade da década de 90 até 2010. João Fonseca, por exemplo, nasceu em 2006 e se tornou o primeiro de seu ano a chegar às quartas de final de um torneio ATP.