Verstappen domina, vence GP da Arábia Saudita e RBR repete dobradinha
Colaboração para o UOL, em São Paulo
09/03/2024 15h27Atualizada em 09/03/2024 15h59
O atual tricampeão venceu de novo: Max Verstappen dominou o Grande Prêmio de Jeddah, na Arábia Saudita, e venceu a segunda corrida da temporada 2024 sem maiores dificuldades.
Sergio Perez, também da Red Bull, foi o segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio. A Austrália é o próximo destino dos pilotos. O GP de Melbourne, no circuito de Albert Park, acontece no dia 24 de março, à 1h da madrugada de sábado para domingo.
Foi o 100º pódio de Max Verstappen na carreira, em 186 corridas dele na categoria.
A vitória mantém o holandês na liderança da tabela de pilotos com 52 pontos e consolida mais uma dobradinha da Red Bull, a segunda em duas corridas na temporada: Sérgio Perez vai a 36 e segue na cola do companheiro de equipe.
Verstappen largou bem, Norris 'queimou'
A maioria dos pilotos iniciou a corrida com pneus médios. Bearman (11º) e Bottas (16º) foram os únicos a largar de pneus macios.
Verstappen largou com tranquilidade e saiu à frente, Pérez disputou a segunda posição com Leclerc. O piloto da Ferrari se defendeu e manteve o posto enquanto o tricampeão começava a abrir vantagem.
Gasly reportou problemas na caixa de câmbio na volta de aquecimento e, logo na primeira volta, foi chamado aos boxes, abandonando a corrida.
No replay, a transmissão flagrou que Lando Norris se movimentou antes da largada. Os comissários investigaram e decidiram não punir o piloto da McLaren.
Antes mesmo da primeira volta terminar, Verstappen já tinha consolidado diferença de mais de 1s para o segundo colocado.
Na quarta volta, Pérez atacou, abriu a asa móvel e ganhou a segunda posição de Leclerc.
Stroll bateu, safety car e boxes
Lance Stroll perdeu o controle do carro e foi parar na barreira de proteção. Após o acidente, o safety car entrou na pista para retirar o carro do canadense.
Com isso, os pilotos foram para os boxes trocar os pneus macios por duros. A parada de Leclerc não foi boa.
Na saída dos boxes, Perez furou a fila e quase causou uma colisão com Fernando Alonso, que reclamou no rádio.
Norris, Hamilton, Hulkenberg e Zhou foram os únicos a não parar. Enquanto aguardava investigação por queimar a largada, Norris liderava a corrida.
Relargada e ultrapassagens
O safety car deixou a pista e a emoção voltou ao grid: Verstappen atacou Norris e retomou a ponta sem dificuldades.
Na sequência, Perez deixou Hamilton para trás e assumiu a terceira posição. O maior campeão da F1 começou a sofrer com os pneus médios, com os quais estava desde a largada.
Leclerc atacou e ultrapassou Hamilton por fora, deixando o inglês em quinto. Perez foi punido em 5s pelo incidente com Alonso nos boxes. Magnussem foi punido em 10s por colisão com Albon.
Perez não tomou conhecimento de Norris e assumiu a segunda colocação, dobradinha da RBR na primeira e segunda posições. O mexicano afundava o pé para recuperar o tempo perdido após punição.
20s a menos para Magnussen
Já 'devendo' 10s após incidente com Albon, Magnussen foi punido novamente em mais 10s, após ganhar vantagem fora da pista na perseguição a Tsnuoda.
Mesmo punido, Magnussen segurou uma fila de carros atrás e ajudou Hulkenberg, companheiro de equipe, que estava logo à sua frente. A Haas agradeceu.
Segue o vice...
...porque o líder disparou. Verstappen fez a volta mais rápida da corrida e colocou 6s de vantagem sobre o companheiro de RBR Sergio Perez.
Norris até tentou...
Pouco depois, na 27ª volta, Leclerc atacou Norris e assumiu a terceira posição.
Piastri x Hamilton
Na segunda metade da prova, uma briga bonita entre Oscar Piastri e Lewis Hamilton pela quinta posição chamou atenção.
Piastri atacou e Hamilton segurou em duas voltas seguidas, se defendendo das investidas do australiano, para sustentar a quinta colocação no grid.
O australiano chegou a tomar a posição, mas acabou travando o pneu dianteiro esquerdo, foi parar na área de escape. Hamilton recuperou o quinto lugar.
Depois de segurar a posição, Hamilton enfim foi para os boxes. Voltou com pneus macios para imprimir ritmo forte na reta final, mas acabou apenas na nona colocação.
Bearman: piloto da noite
Um calouro de apenas 18 anos foi escalado para substituir Carlos Sainz, com apendicite, no volante da Ferrari e não decepcionou. Oliver Bearman fez uma corrida correta e segurou uma sétima posição improvável.
A disputa por posição entre Norris e Hamilton, logo atrás do britânico, ajudou o garoto a manter a posição e causar uma boa impressão na estreia.