Topo

F1: Verstappen quebra, e Sainz vence em dobradinha da Ferrari na Austrália

Carlos Sainz Jr., da Ferrari, durante o GP da Austrália de F1 Imagem: William West/AFP

Colaboração para o UOL, em Atibaia (SP)

24/03/2024 02h24Atualizada em 24/03/2024 11h36

Carlos Sainz Jr., da Ferrari, aproveitou os problemas no carro de Max Verstappen, da Red Bull, e dominou a corrida no Circuito de Albert Park para vencer o GP da Austrália.

O que aconteceu

Charles Leclerc, em segundo, completou a dobradinha da Ferrari em Melbourne. Lando Norris, da McLaren, completou o pódio, na terceira posição.

Carlos Sainz Jr., que largou em segundo, já havia ultrapassado Verstappen antes de o holandês abandonar. O espanhol assumiu a liderança na segunda volta e o tricampeão mundial deixou a pista na volta 4.

Dois anos sem abandonar uma corrida. A última vez em que Max Verstappen abandonou uma prova por um problema no carro foi em 2022, justamente em Melbourne.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas. A próxima corrida é o GP do Japão, no Circuito de Suzuka, marcada para o dia 7 de abril (domingo), às 2h (de Brasília)

Como foi a corrida

Homenagem a Ayrton Senna. Um helicóptero com as cores do capacete do ex-piloto brasileiro sobrevoou o circuito de Albert Park. Se fosse vivo, Senna completaria 64 anos nesta semana (21 de março). Além disso, no dia 24 de março de 1991, ele venceu o GP de Interlagos pela primeira vez.

Carlos Sainz Jr. assumiu a liderança no início. Os cinco primeiros colocados não perderam posições logo na largada, mas o piloto espanhol da Ferrari, que fez o segundo melhor tempo na classificação, não esperou a segunda volta terminar para ultrapassar Max Verstappen e assumir a liderança

Max Verstappen saiu da corrida na terceira volta. O piloto holandês abandonou a prova depois de um problema no freio traseiro, que pegou fogo. Ele levou sua Red Bull aos boxes com muita fumaça.

Max Verstappen, da Red Bull, abandonou a prova antes da quinta volta no GP da Austrália Imagem: Scott Barbour / POOL / AFP

Carlos Sainz Jr. abriu vantagem de sete segundos na volta 14. O piloto espanhol da Ferrari segurou bem a liderança após chegar à ponta no início e logo abriu uma grande vantagem. Antes de ir para os boxes, ele tinha mais de sete segundos de distância sobre o então segundo colocado, Lando Norris, da McLaren.

Lewis Hamilton abandonou a prova na volta 17. Em um dia ruim para os campeões mundiais, Hamilton viu sua Mercedes parar, e conseguiu guiá-la até um ponto fora da pista antes de deixar a corrida.

Ferrari ficou nas primeiras posições após paradas. Depois que todos os carros pararam pelo menos uma vez, perto da volta 20, Charles Leclerc assumiu a segunda posição, de onde não saiu mais (a não ser nos momentos de pit stop).

George Russel bateu na última volta. O piloto da Mercedes se chocou com o muro e a corrida terminou com o safety car virtual.

Charles Leclerc, da Ferrari, durante o GP da Austrália de F1 Imagem: William West/AFP

Classificação do Mundial de Pilotos

Mesmo sem pontuar hoje, Max Verstappen segue na liderança do Campeonato Mundial, com 51 pontos. O holandês venceu as duas primeiras provas do ano.

Com a vitória, Carlos Sainz Jr. chegou a 40 pontos, assumindo a quarta colocação no Mundial de Pilotos. Charles Leclerc, agora com 47 pontos, assumiu a vice-liderança, seguido de perto por Sergio Pérez, da Red Bull, que soma 46.

Veja a classificação do GP da Austrália:

  1. Carlos Sainz (Ferrari)
  2. Charles Leclerc (Ferrari) - volta mais rápida
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Oscar Piastri (McLaren)
  5. Sergio Pérez (Red Bull)
  6. Lance Stroll (Aston Martin)
  7. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  8. Fernando Alonso (Aston Martin)
  9. Nico Hulkenberg (Haas)
  10. Kevin Magnussen (Haas)
  11. Alexander Albon (Williams)
  12. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Valteri Bottas (Sauber)
  15. Guanyu Zhou (Sauber)
  16. Esteban Ocon (Alpine)
  17. George Russell (Mercedes) - não completou
  18. Lewis Hamilton (Mercedes) - não completou
  19. Max Verstappen (Red Bull) - não completou
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do publicado, Verstappen teve um problema no freio e não no pneu traseiro. Além disso. Carlos Sainz chegou a 40 pontos, e não 30. As informações foram corrigidas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

F1: Verstappen quebra, e Sainz vence em dobradinha da Ferrari na Austrália - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1