NBA e XP anunciam parceria e querem 'furar a bolha' por marcas mais plurais

A NBA, liga de basquete norte-americana, e a XP, plataforma de investimentos, anunciaram hoje uma parceria entre as marcas. O acordo, confirmado com exclusividade ao UOL, foi fechado após quase um ano de conversas entre as partes.

A parceria promete entregar experiências aos fãs, descontos e promoções. Uma das novidades será o lançamento de cartões de crédito da plataforma de investimentos licenciados pela NBA. Também estão previstas ações em conjunto na NBA House, evento que será realizado em junho no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, no período das finais da liga norte-americana de basquete.

Em entrevista exclusiva ao UOL, o Head da NBA no Brasil, Rodrigo Vicentini, comentou a expectativa para que ambas as marcas sejam mais plurais e conversem com pessoas de fora das "bolhas" dos próprios mercados de atuação.

"Sabemos que existem muitas bolhas a serem furadas ainda, territórios a serem conquistados pela NBA aqui no Brasil. Uma palavra que está muito em mente aqui na NBA, que é a parte educacional", disse Vicentini.

"Como é que consigo dar ferramentas que transformem a vida de jovens, adolescentes, de professores de educação física? Conseguimos entrar nessas comunidades junto com a XP. Então, conseguimos trazer ferramentas de transformação que vão ajudar não só a XP, não só a NBA, mas o Brasil como um todo, a sociedade e a economia brasileira", completou.

Lisandro Lopez, CMO da XP Inc, destaca que um dos objetivos da parceria é quebrar o tabu de falar sobre finanças e investimentos de uma forma mais leve.

"Investimento, dinheiro, são temas chatos, às vezes tabu, mas é fundamental. Então, ter novas portas de entrada, e nos aproximarmos de diferentes públicos é fundamental, inclusive para o desenvolvimento do país. A nossa estratégia passa muito por isso, e uma associação com uma marca como a NBA, que tem a penetração que tem, me ajuda a furar a bolha e conversar de uma forma diferente com um público diferente", explicou.

Veja o que mais disseram Rodrigo Vicentini e Lisando Lopez:

Como surgiu a parceria?

Rodrigo Vicentini, Head da NBA Brasil: Confesso que hoje é super óbvia essa resposta, mas vou tentar voltar à coisa de quase ano atrás. Eu brinco que são 53 milhões de fãs brasileiros, e eles são extremamente exigentes. Então, acho que para nós termos uma associação de marca, um patrocinador novo, somos extremamente seletivo para entender quais são as características. Que essa nova marca vai trazer e, principalmente, qual o valor? Que tipo de benefício, que tipo de engajamento ele vai ter com os nossos fãs, né? A partir desse pensamento surge a XP.

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Lisandro Lopez, CMO da XP Inc: A NBA é uma liga, que apesar de ser jogada nos Estados Unidos e Canadá, é global. No Brasil, você vê a influência que a NBA tem, não só no esporte, mas no lifestyle, no dia a dia das pessoas, nas roupas, na música, na cultura. Então, na hora que você fala que quer estar no esporte, quer estar com uma marca referência, não tinha como não pensar na NBA.

Planos para os fãs

Lisandro Lopez: Eu vou colocar em três pilares. Acho que o primeiro, o mais óbvio, é a associação de marcas. Vamos juntar as marcas, de novo, acho que um empresta ao outro, reputação e credibilidade. Então, acho que acabam os dois se beneficiando.

Tem um segundo ponto que é na parte de benefícios. Ainda estamos desenhando o que vai ser, mas a ideia trazer benefícios que se materializem de alguma forma. Seu sou cliente de XP, o que ganho com isso aqui, de fato? O terceiro pilar é na parte de experiências. Ainda estamos desenhando o que vai ser cada uma delas, mas acho que vai girar muito em torno disso.

Rodrigo Vicentini: São duas marcas que pensam muito parecido, que têm objetivos que se cruzam em vários momentos. Acho que os fãs vão ganhar experiências incríveis, vão ter muitas ações em conjunto. Estamos extremamente felizes com essa parceria, é a marca certa para trazermos desse segmento, realmente contar histórias legais para a comunidade do basquete e para o fã da NBA.

Contato das marcas com outros públicos

Lisandro Lopez: Acho que um dos desafios que a gente tem deixar cada vez mais de ser uma marca talvez 'Faria Limer'. Eu brinco que é isso, e ser uma marca mais plural, uma marca mais que conversa, que é mais heterogênea com diferentes grupos, e sem dúvida alguma, a associação com a NBA, permite isso, sem perder o meu DNA.

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Investimento, dinheiro, são temas chatos, às vezes tabu, mas é fundamental. Então, ter novas portas de entrada, e nos aproximarmos de diferentes públicos é fundamental, inclusive para o desenvolvimento do país. A nossa estratégia passa muito por isso, e uma associação com uma marca como a NBA, que tem a penetração que tem, me ajuda a furar a bolha e conversar de uma forma diferente com um público diferente.

Rodrigo Vicentini: Sabemos que existem muitas bolhas a serem furadas ainda, territórios a serem conquistados pela NBA aqui no Brasil. Uma palavra que está muito em mente aqui na NBA, que é a parte educacional.

Como é que consigo dar ferramentas que transformem a vida de jovens, adolescentes, de professores de educação física? Conseguimos entrar nessas comunidades junto com a XP. Então, conseguimos trazer ferramentas de transformação que vão ajudar não só a XP, não só a NBA, mas o Brasil como um todo, a sociedade e a economia brasileira.

NBA House

Uma das primeiras ações da parceria é a pré-venda exclusiva para clientes XP na NBA House. Quem tiver o cartão da plataforma de investimentos terá direito a 20% de desconto na compra de ingressos, além de acesso exclusivo no evento.

Os clientes que possuem o cartão XP também poderão consumir dentro do espaço sem a necessidade de um novo cartão cashless.

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