F1: Verstappen mantém domínio e garante a pole no GP do Japão

Confirmando a superioridade demonstrada nos treinos livres no circuito de Suzuka, Max Verstappen, da Red Bull, será o pole position no GP do Japão de F1, com o tempo de 1min28s197.

Fórmula 1 é no UOL Play. Assista ao vivo aos treinos e à classificação pelos canais Band e BandSports. Assine agora, planos a partir de R$ 29,90/mês e experimente 7 dias.

O que aconteceu

Sergio Pérez, também da Red Bull, largará na segunda posição em Suzuka. Lando Norris, da McLaren, completa as três primeiras posições do grid.

Esta é a quarta pole position de Max Verstappen no ano. O piloto holandês da Red Bull conseguiu a primeira colocação do grid em todos os GPs de 2024: Bahrein, Arábia Saudita, Austrália e Japão.

Quatro pilotos podem terminar o Mundial em primeiro lugar ao fim do GP do Japão. Max Verstappen (51 pontos), e Sergio Pérez (46), da Red Bull, e Charles Leclerc (47) e Carlos Sainz Jr., da Ferrari (40) têm chance de assumir a ponta da classificação, dependendo dos resultados.

O GP do Japão é na madrugada de amanhã (7). Os carros voltam ao circuito de Suzuka às 2h (de Brasília) para a corrida.

Como foi o Q1

Nos primeiros nove minutos, apenas um carro registrou tempo. Kevin Magnussen, da Haas, foi o único a fazer uma volta rápida no início da primeira parte do treino.

Os pilotos da Red Bull dominaram os primeiros minutos do treino, com Max Verstappen fazendo o melhor tempo, e Sergio Pérez ficando em terceiro. Fernando Alonso, da Aston Martin, ficou em segundo.

Continua após a publicidade

Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Kevin Magnussen (Haas), Logan Sargeant (Williams) e Guanyu Zhou (Sauber) ficaram nas últimas posições. Eles não avançaram ao Q2.

Como foi o Q2

Assim como no Q1, as Red Bulls dominaram a segunda parte do treino, com Verstappen na liderança e Pérez em segundo lugar. Desta vez, Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o 'intruso', com a terceira colocação.

Daniel Ricciardo (Racing Bulls), Nico Hulkenberg (Haas), Valteri Bottas (Sauber), Alex Albon (Williams) e Esteban Ocon (Alpine) ficaram nas últimas posições. Eles não conseguiram um lugar no Q3.

Como foi o Q3

Lando Norris foi a surpresa no início da terceira parte. Após todos os pilotos completarem voltas rápidas, o inglês da McLaren conseguiu o segundo melhor tempo, atrás apenas de Max Verstappen.

Continua após a publicidade

Max Verstappen garantiu a pole position na segunda volta rápida, baixando em meio décimo de segundo seu melhor tempo. Sergio Pérez melhorou seu tempo para colocar as duas Red Bulls na primeira fila.

Veja o grid de classificação para o GP do Japão:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Sergio Pérez (Red Bull)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Carlos Sainz (Ferrari)
  5. Fernando Alonso (Aston Martin)
  6. Oscar Piastri (McLaren)
  7. Lewis Hamilton (Mercedes)
  8. Charles Leclerc (Ferrari)
  9. George Russell (Mercedes)
  10. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  11. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  12. Nico Hulkenberg (Haas)
  13. Valteri Bottas (Sauber)
  14. Alexander Albon (Williams)
  15. Esteban Ocon (Alpine)
  16. Lance Stroll (Aston Martin)
  17. Pierre Gasly (Alpine)
  18. Kevin Magnussen (Haas)
  19. Logan Sargeant (Williams)
  20. Guanyu Zhou (Sauber)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.