Aos 76 anos morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano
Do UOl, em São Paulo
11/04/2024 11h51Atualizada em 11/04/2024 14h28
O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, morreu ontem (10), em Las Vegas, em decorrência de um câncer.
O que aconteceu
"No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos", escreveu a família na conta oficial de OJ no Twitter.
OJ tratou o câncer de próstata nos últimos anos, mas sua saúde piorou recentemente. Ele chegou a ser internado e vinha recebendo cuidados paliativos nos últimos meses.
Julgamento do século
Simpson também ganhou as manchetes com o que ficou conhecido como 'o julgamento do século'. Ele foi julgado pelo duplo assassinato de sua ex-esposa, Nicole Brown Simpson, e de seu amigo, Ron Goldman, em 1994.
OJ se declarou inocente e foi absolvido em 1995, mas acabou perdendo um julgamento civil dois anos depois. Ele foi condenado a pagar 33,5 milhões de dólares por danos.
O julgamento foi transmitido nas TVs americanas. A grande repercussão motivou diversas produções, incluindo 'OJ: Made in America', que venceu o Oscar de melhor documentário.
Carreira na NFL
O ex-jogador atuou na principal liga de futebol americano por 11 temporadas, entre 1968 e 1979. Apesar de ser um dos astros da história da NFL, ele nunca disputou um Super Bowl.
Ele draftado pelo Buffalo Bills como primeira opção, em 1968, se tonando um dos ídolos da franquia. OJ ficou em Nova York até acertar com o San Francisco 49ers, em 1978, ficando na equipe por duas temporadas até se aposentar.
Em 1973, OJ se tornou o primeiro jogador a correr mais de duas mil jardas em uma temporada. Ele também fez 76 touchdowns e foi seis vezes escolhido para o Pro Bowl, o jogo das estrelas.
Simpson foi eleito MVP da temporada em 1973. Ele entrou para o Hall da Fama da NFL em 1985.
Seu último vídeo publicado foi sobre o Super Bowl LVIII. OJ declarou sua torcida para seu ex-time, os 49ers.
Problemas com a justiça
Em setembro de 2007, O.J. Simpson foi preso e acusado de diversos crimes, incluindo assalto à mão armada, sequestro e formação de quadrilha. No ano seguinte, ele foi considerado culpado de todas as acusações e condenado a 33 anos de prisão.
Simpson ganhou liberdade condicional por bom comportamento em 2017, após ter cumprido nove anos.