Time Brasil: 'mentor' polêmico foi jurado de reality e trabalhou com Neymar
Joel Jota, 43, foi convidado para ser 'mentor' do Time Brasil nas Olimpíadas de Paris. No entanto, o anúncio feito pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) ontem (17) causou revolta entre nadadores, devido a supostos "exageros" no currículo do ex-atleta. O empresário ficou incomodado e postou uma nota oficial dizendo que vai declinar do convite. "Tomei a decisão de renunciar o papel de padrinho do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris", disse.
Quem é Joel Jota?
Natural de Santos, litoral de São Paulo, Joel Jota nasceu em 7 de janeiro de 1981. Atualmente, suas principais funções são: professor, palestrante e empresário. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse não gostar de ser identificado como "coach" — apesar de vender cursos e mentorias.
Em seu site, Joel se apresenta como "empresário, considerado o maior treinador de alta performance do país, escritor best-seller, mestre em Ciências do Esporte e investidor". A apresentação também afirma que ele foi atleta profissional da seleção brasileira de natação, além de diversas vezes campeão brasileiro como nadador e treinador.
No entanto, segundo o colunista do UOL Demétrio Vecchioli, Joel nunca defendeu a seleção brasileira adulta e é tratado como charlatão entre nadadores de ponta. Ele também nunca venceu uma prova de campeonato brasileiro. No ano em que Joel divulga ter sido "eleito um dos melhores do mundo no nado borboleta", 2005, foi 22º do Campeonato Paulista, como mostra seu perfil no Swim It Up, mais completa base de dados da natação mundial. No site da World Aquatic, o perfil dele só cita o 104º lugar no ranking mundial dos 50m livre em piscina curta da mesma temporada. Outros resultados sequer entram nas estatísticas internacionais.
Ainda de acordo com o colunista, o grande feito do ex-atleta foi ser medalhista de bronze no Open, uma competição em piscina curta, no fim do ano, na prova de 50 borboleta, que não é olímpica. Na carreira toda, ele só ganhou outros dois bronzes em Campeonatos Brasileiros em provas individuais, ambos na base.
Aos 26 anos, após encerrar sua carreira como nadador, Joel cursou Educação Física na Universidade Santa Cecília, na sua cidade natal. Depois disso, ele passou a atuar como treinador de natação, evoluindo para professor universitário na mesma instituição.
Relação com a família de Neymar. Quando lecionava na Unisanta, Joel deu aula para Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar. Ao criar uma relação próxima com a família, ele foi convidado para assumir o cargo de coordenador-geral do Instituto Neymar em 2014.
Com o intuito de empreender, Joel deixou o cargo no Instituto em agosto de 2018. Em entrevista ao podcast Ironcast, ele contou que sua relação com o jogador era ótima e também como foi seu trabalho na instituição. "Lá eu aprendi muito e me tornei uma pessoa melhor. Ali, vi que o Brasil é preconceituoso, injusto, tem uma discrepância social violenta e que, pessoas que podem contribuir, deveriam", disse.
Já durante sua jornada como empreendedor, ele contou ter recebido ajuda de Thiago Nigro, conhecido na internet como o "Primo Rico". Os dois se conheceram em 2017 e se tornaram amigos — e, mais tarde, sócios. "Esse cara é um irmão de outra vida", disse Joel também no Ironcast.
Jurado do reality show "Shark Tank Brasil". Em 2023, Joel foi um dos "tubarões", uma espécie de jurado que decide se um projeto merece ou não investimento, na oitava temporada do reality show de empreendedorismo "Shark Tank Brasil". Esta foi a primeira vez que um ex-atleta ocupou uma cadeira fixa no programa.
Atualmente, Joel é sócio, fundador ou co-fundador de sete marcas diferentes, segundo seu perfil no LinkedIn. São elas: Konioca, do setor alimentício; Non Stop Produções, de marketing; ClaxClub, grupo de networking de empresários; Performan-C, de ensino; Hygia Saúde, que comercializa seguros de saúde e de vida, além de planos hospitalares; Jota Company, das áreas de tecnologia, informação e mídia; e 3PS, também de tecnologia, informação e internet.
Joel soma mais de cinco milhões de seguidores no Instagram. Segundo seu site, ele acumula mais de dez milhões de seguidores em todas as suas mídias sociais.
Deixe seu comentário