Olimpíadas: Clubes 'de base' tem 75% dos atletas já garantidos em Paris

Faltando três meses para os Jogos Olímpicos de Paris, 67 dos 89 atletas já com vagas nominais confirmadas estão em um clube formador.

O que aconteceu

75% da delegação brasileira garantida vem de clubes ligados ao Comitê Brasileiro de Clubes. A entidade, presente em todas as unidades federativas do país, oferece suporte aos integrantes desde o fornecimento de equipamento e estrutura até a organização de campeonatos. São mais de mil clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas.

O percentual pode ser ainda maior, já que existem mais de 100 vagas ainda não nomeadas, e outras ainda devem surgir. O Brasil tem em aberto 107 vagas de diferentes modalidades, como vôlei, handebol, futebol, ginástica artística e natação. O prazo máximo para a definição de quem representará o país no evento é 18 de julho.

Em Tóquio, 88% da delegação era formada por atletas ligados a clubes parceiros do CBC. Tais representantes conquistaram 15 das das 21 medalhas olímpicas dos últimos Jogos.

Alison dos Santos, o Piu, com a medalha de ouro após conquistar o título mundial nos 400m com barreiras, em 2022
Alison dos Santos, o Piu, com a medalha de ouro após conquistar o título mundial nos 400m com barreiras, em 2022 Imagem: Steph Chambers/Getty Images

Alison dos Santos, Darlan Romani, Marcus D'Almeida, Mayra Aguiar e Rafaela Silva são alguns dos principais nomes confirmados vindos "da base". Pinheiros (SP), Unisanta (SP), Praia Clube (MG), Flamengo (RJ) e Sogipa (RS) integram as equipes filiadas com mais competidores já convocados para Paris.

Os clubes, historicamente, sempre revelaram grandes nomes para o esporte olímpico. Hoje, com o suporte do CBC, eles conseguem potencializar a sua atuação, oferecendo uma boa estrutura física e técnica para o desenvolvimento de seus atletas. Os frutos dessa parceria estão surgindo e continuarão aumentando ao longo dos próximos anos.
Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.