Ex-atleta olímpico morre aos 30 anos em guerra na Ucrânia

Pela primeira vez desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, foi registrada a morte de um atleta olímpico.

O que aconteceu

Oleksandr Pielieshenko, de 30 anos, morreu em combate. O óbito foi anunciado pelo Federação Ucraniana de Levantamento de Peso nesta segunda-feira (6).

Pielieshenko estava com o exército ucraniano desde o início da guerra, segundo o Comitê Olímpico do país. O conflito segue ativo desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu parte do território da Ucrânia.

É com muita tristeza que anunciamos que hoje o coração do honrado mestre dos esportes da Ucrânia, bicampeão europeu de levantamento de peso, Oleksandr Pielieshenko, parou de bater. Expressamos nossas sinceras condolências à família e a todos que conheceram Oleksandr! nota da Federação Ucraniana de Levantamento de Peso

Pielieshenko disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O ucraniano foi o quarto colocado na categoria até 85kg.

O ex-levantador de peso conquistou dois títulos europeus, em 2016 e 2017. Outro resultado notável de sua carreira esportiva foi a quarta colocação no Campeonato Mundial de 2015.

A Rússia enfrenta sanções do Comitê Olímpico Internacional por conta da guerra, mas seus atletas poderão participar de Paris-2024. Os competidores atuarão como Atletas Neutros Individuais, sem representar a bandeira russa, sob comprovação que não apoiaram a guerra. A participação é restrita a provas individuais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.