Ginástica artística do Brasil pula na frente e vira alvo de outros países
O centro de treinamento da seleção brasileira de ginástica se tornou referência mundial e tem sido alvo de interesse de delegações de outros países. O local fica no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
O CT de ginástica foi totalmente remodelado para a preparação para Paris-2024. Houve uma troca dos aparelhos usados nos treinos.
Os novos equipamentos são da empresa francesa Gymnova e são iguais aos que serão usados nos Jogos Olímpicos deste ano.
A delegação de ginástica da Alemanha pediu e veio treinar no Brasil, justamente aproveitando a estrutura criada pela equipe brasileira.
A equipe da Holanda fez uma solicitação e também quer vir treinar aqui. O COB e a Confederação Brasileira de Ginástica analisam a agenda para saber se será possível atender o pedido.
O Brasil foi o primeiro país a ter todos os equipamentos da marca que será usada nos jogos de Paris. Eles foram comprados ainda no ano passado, logo após o anúncio da Federação Internacional de Ginástica.
Há uma diferença importante entre os equipamentos de cada fornecedor. Num esporte com tantos detalhes como a ginástica, adaptar-se ao sistema de amortecimento e impulsão dos aparelhos é um ponto decisivo.
A equipe brasileira chegará a Paris já adaptada ao material. Quem explicou ao UOL foi Juliana Fajardo, gestora esportiva do COB.
Estamos oferecendo o melhor aos atletas. Condições de treinamento melhores geram performances melhores. Os equipamentos são parte importante, e há também toda uma estrutura por trás que complementa esse trabalho.
Juliana Fajardo, gestora esportiva do COB
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.