Maratona do RJ? Corrida tem recorde de inscritos e 'onda' de visitantes

Maior evento de corridas de rua da América Latina, a Maratona do Rio, que começou na quinta-feira (30) e vai até o domingo (2), está cada vez mais cheia e "menos carioca".

O Brasil corre para o Rio

A 22ª edição da prova bateu recorde de inscritos. Neste ano, mais de 45 mil pessoas estão nas ruas da capital para percorrer trajetos que vão de 5 km a 42 km.

Do total, mais de 36 mil participantes vêm de fora do Rio de Janeiro — menos de 10 mil corredores, portanto, vão atuar "em casa", totalizando uma porcentagem de cerca de 20% do público.

Além de nacional, a Maratona também é cada vez mais feminina: as mulheres são maioria em três das cinco provas oferecidas, com 58,2% nos 5 km, 62,1% nos 10 km e 52,5% nos 21 km — há ainda etapas com 42 km e 63 km (42 km + 21 km).

O sol, que já deu às caras na edição dos 5 km nesta quinta (30), vai aparecer nas outras sessões. As temperaturas indicam termômetros entre 18º C e 26º C nos próximos dias na capital carioca. Mesmo sem um calor intenso, os cuidados são fundamentais para um bom desempenho.

Para correr uma prova de rua nesta época do ano, é essencial manter-se hidratado, protegido do sol com protetor solar e vestuário adequado. Além disto, é preciso treinar de forma consistente, ter uma alimentação balanceada, descansar bem e estar atento aos sinais do corpo durante a corrida. Um check-up médico antes da competição também é fundamental para garantir a segurança e a saúde durante o evento Dr. Wander Ama, cirurgião ortopedista e médico do esporte

Quando serão as próximas provas?

10 km: 2/6 (domingo), a partir das 8h30. Largada e chegada: Aterro do Flamengo
21 km: 1º/6 (sábado), a partir das 6h. Largada: Jardim de Alah. Chegada: Aterro do Flamengo
42 km: 2/6 (domingo), a partir das 5h. Largada e chegada: Aterro do Flamengo

Onde assistir?

Prova de 21 km: Tênis Certo (YouTube), com transmissão em 1ª pessoa
Prova de 42 km: ESPN 2 (TV fechada) e Star+ (streaming)

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.