Franca segura o Fla no Maracanãzinho e larga na frente nas finais do NBB
O Franca saiu na frente da briga pelo título do NBB. De virada, o time paulista venceu o Flamengo por 69 a 56, em pleno Maracanãzinho (RJ), pelo primeiro jogo das finais. O campeão será definido em melhor de cinco jogos.
A torcida do Fla encheu o Maracanãzinho. 7.874 torcedores compareceram ao primeiro jogo da final. O lutador José Aldo e o cantor Naldo foram dois dos rubro-negros presentes no ginásio. Lucas Bebê, ex-NBA, também foi acompanhar os amigos que estavam em quadra.
Esse pode ter sido o último jogo de Olivinha pelo Flamengo em casa. Ele espera que o time vença pelo menos uma vez fora de casa para retornar ao Rio de Janeiro antes da aposentadoria. Quando ganhou minutos, o camisa 16 foi ovacionado pela torcida.
Flamengo e Franca fizeram as duas melhores campanhas da temporada. Os rubro-negros terminaram a fase de classificação em primeiro, e o time paulista em segundo.
O segundo jogo da final será nesta quinta-feira (6), às 19h (de Brasília). A partida será no ginásio Pedrocão, em Franca (SP)
Como foi o jogo
Defesas brilharam no inicio do jogo, e Flamengo terminou com vantagem mínima. O primeiro quarto da partida foi marcado por um placar baixo (13 a 12) e sistemas defensivos sólidos. O Rubro-Negro comandou o início da parcial, chegando a abrir 7 a 2, mas o Franca aproveitou especialmente os lances livres para colar no marcador. Olivinha, na última bola, garantiu a vantagem mínima para o time carioca.
Franca mostrou pontaria nos chutes de três para virar a partida. Com dificuldade para sair da marcação rubro-negra, o time paulista conseguiu movimentar o marcador ao acertar três chutes de três pontos, com Wesley, Edu Marília e Lucas Dias. Do outro lado, o Flamengo conseguiu apenas nove pontos, contra 18 dos paulistas. O Franca foi para o intervalo com 30 a 22.
O time paulista administrou a vantagem e foi para o último quarto com 16 pontos a mais. O Flamengo voltou do intervalo disposto a correr atrás do prejuízo, mas não chegou perto de tirar a vantagem estabelecida pelo Franca. Os paulistas fizeram sua parcial com maior pontuação (21 pontos) e foram para o último quarto vencendo por 51 a 35.
Com torcida nervosa, o Flamengo foi para o tudo ou nada, mas amargou a derrota em casa. O time de Gustavo de Conti entrou no último quarto nervoso e parou na boa defesa do Franca, passando longe de diminuir a vantagem dos paulistas. Nas arquibancadas, a torcida seguiu cantando e vibrando até o final.