Malhadinho rebate 'coaches de teclado' após críticas a seu estilo de luta

Jailton Malhadinho, 7º do ranking peso-pesado (até 120kg), é um dos atletas brasileiros que estarão no UFC 302, que acontece neste sábado (1º) no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele enfrenta Alexander Romanov, da Moldávia e 13º da categoria, e afirmou em entrevista ao UOL que não vai mudar seu estilo de luta mesmo com as críticas que tem recebido.

O que ele disse

Existem muitos coaches de teclado, né? Essas pessoas não fazem 1% do que a gente faz, estão ali para tirar a paciência, tirar a paz da pessoa, então eu prefiro ouvir meus treinadores, ouvir meus amigos que estão ali junto comigo, e meus fãs que gostam de mim mesmo de verdade, que eu acabo absorvendo coisas boas, mensagens boas, e eu estou muito tranquilo sobre isso.

Eu sou um cara que gosta de controlar a luta. Inclusive eu até tive um encontro com o Khabib [Nurmagomedov é um ex-lutador russo, invicto no MMA], e peguei algumas dicas com ele, que não sou besta [risos]. Eu sou muito fã, todo mundo sabe disso, admiro pra caramba o Khabib, como atleta, como pessoa, como treinador, então no final é melhor pegar uma dica do homem. A galera não entende que a origem do cara é aquela, você vê muitos atletas que acabam mudando de estilo de luta, acabam se perdendo, né, então é isso. Vou manter o meu estilo.

O que aconteceu

Malhadinho recebeu críticas pelo seu estilo mais controlador nas últimas duas lutas. Ele venceu Derrick Lewis no UFC São Paulo após cinco rounds de amplo domínio no solo, mas que não agradou os fãs. Na luta seguinte, foi nocauteado por Curtis Blaydes no segundo round e também foi alvo de reclamações por não ser mais agressivo.

A luta contra Romanov será a segunda de Malhadinho em 2024, com menos de três meses de intervalo. O brasileiro garante que fez uma ótima preparação, sem lesões, e que está preparado para todas as situações que o confronto apresentar.

A derrota para Blaydes foi um baque para Malhadinho, que trilhava o caminho para o cinturão. Malhadinho estava com seis vitórias consecutivas e ganhando seu espaço entre os principais lutadores da categoria. Mas o revés para Blaydes marca um recomeço para o brasileiro.

Malhadinho precisa vencer Romanov para confirmar sua posição entre os tops da categoria. Se ele for derrotado, existe uma chance real de Jailton perder sua vaga no top 10 da categoria no ranking do UFC.

Além de Malhadinho, o evento terá outros quatro brasileiros em ação: Paulo "Borrachinha", Elizeu "Capoeira", Cesar Almeida, e André Lima.

Continua após a publicidade

Veja outras respostas de Malhadinho

Derrota para Blaydes: "Na verdade eu sofri uma lesão [na preparação para a luta], mas nada para atrapalhar na luta, isso não é desculpa de derrota. Eu sempre penso que não é derrota, é um aprendizado, aprendi muito com essa luta e tenho certeza que eu vou estar bem melhor do que na luta anterior".

Destaque no UFC: "Eu me sinto muito feliz. Me sinto muito realizado, só em estar aqui no UFC, que muitos atletas hoje querem entrar aqui no UFC, então só pelo fato de eu estar aqui vivendo isso aqui, esse momento, é muito especial. Especial mais ainda é a valorização que eles estão me dando, me valorizando, valorizando a minha imagem. Estou lutando mais uma vez um card numerado, importante e isso é muito bom pra mim".

Poucas derrotas na carreira: "Eu me sinto muito tranquilo com a derrota, já tinha sofrido duas derrotas na vida e estava muito tranquilo. Não fiquei com a cabeça quente, não fiquei pensando que tinha que mudar de equipe, nada disso. Sou muito tranquilo em relação a isso, e vou retomar o caminho das vitórias".

Preparação para a luta: "A gente tem que aprimorar um pouco de tudo, para todas as situações. Se depender do adversário a gente vai ter um bom estilo de luta, ou manter o mesmo jogo de sempre. Sempre tem que ter um plano B também, uma carta da manga, e eu acho que essa derrota me ensinou muito sobre isso, e ter também estratégia. Estou muito preparado para todas as situações".

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, a categoria peso-pesado equivale a até 120kg, e não 70kg. A informação foi corrigida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes