Alcaraz brilha no quinto set, derruba Zverev e conquista Roland Garros
Carlos Alcaraz saiu na frente, jogando um tênis consistente e cheio de versatilidade. Alexander Zverev reagiu com duas parciais quase perfeitas, incluindo um fim de terceiro set magnífico, e ficou a um set do título de Roland Garros. No fim, porém, o espanhol de 21 anos iniciou uma reação furiosa no começo do quarto set, alongou a partida e, após uma espetacular reta final de quinto set, conquistou o título do slam do saibro. Em 4h19min de jogo, o placar registrou parciais de 6/3, 2/6, 5/7, 6/1 e 6/2.
Roland Garros é o terceiro título de slam da carreira de Alcaraz, que se torna o mais jovem tenista da história a vencer torneios desse nível em três pisos diferentes. Seu primeiro foi o US Open de 2022, em quadra dura; e o segundo foi Wimbledon, ano passado, na grama. Ele também é o primeiro homem a vencer seus primeiros três slams em superfícies distintas.
Para Zverev, a dura derrota significa sua segunda final de slam perdida. Na primeira, no US Open de 2020, contra Dominic Thiem, o alemão esteve a apenas dois pontos do título, mas levou a virada após abrir 2 sets a 0.
O MOMENTO EMOCIONANTE QUE CARLOS ALCARAZ SE CONSAGRA CAMPEÃO DE ROLAND GARROS: pic.twitter.com/RW4F2zeWsC
-- Break Point (@BreakPointBR) June 9, 2024
Em números
Carlitos é o sétimo tenista de seu país a conquistar Roland Garros na Era Aberta (a partir de 1968). Ele dá sequência a uma tradição de espanhóis no saibro e a uma lista que tem Andres Gimeno (1972), Sergi Bruguera (1993, 1994), Carlos Moyá (1998), Albert Costa (2002), Juan Carlos Ferrero (2003) e Rafael Nadal (2005-08, 2010-14, 2017-20 e 2022). Antes da Era Aberta, Manuel Santana venceu Roland Garros em 1961 e 1964.
Neste século, apenas Alcaraz e Nadal conquistaram Roland Garros antes dos 22 anos. Rafa fez isso três vezes (2005, 2006 e 2007).
Com a vitória deste domingo, Carlitos agora tem 14 vitórias em 18 finais disputadas na carreira.
Alcaraz tornou-se o quinto tenista em atividade com pelo menos três títulos de slam no currículo. Ele se junta a Novak Djokovic (24), Rafael Nadal (22), Andy Murray (3) e Stan Wawrinka (3).
Como aconteceu
O primeiro set começou nervoso, com duplas faltas e erros não forçados de ambos jogadores, que tiveram seus saques quebrados nos dois primeiros games. O nível do jogo foi subindo aos poucos, e Alcaraz mostrou-se mais competente. Com uma ótima variação de golpes, evitou que Zverev encontrasse um ritmo bom para agredir. O alemão seguiu errando mais e, no quinto game, depois de dois erros não forçados, voltou a perder o serviço quando jogou uma direita na rede. O espanhol, então, abriu vantagem. Nem os dois break points perdidos no sétimo game fizeram falta. Ele voltou a quebrar Zverev no nono com uma direita cruzada indefensável que fechou a parcial em 6/3.
That @carlosalcaraz forehand tho ?@rolandgarros #RolandGarros
-- Tennis TV (@TennisTV) June 9, 2024
pic.twitter.com/1ZbN5WaQSn
O segundo set começou com um Zverev muito mais consistente, e bastou um game ruim de Alcaraz para o alemão quebrar o serviço do espanhol e abrir 3/2. Sascha aproveitou o bom momento para ser mais agressivo e colocar Carlitos na defensiva com frequência. O espanhol correu e se defendeu como pôde, mas foi quebrado mais uma vez quando cometeu uma dupla falta no sétimo game. Zverev não perdoou. Confirmou o serviço, fez 6/2 e igualou o duelo.
Going shot for shot #RolandGarros @AlexZverev pic.twitter.com/CrbJQIeilM
-- Roland-Garros (@rolandgarros) June 9, 2024
Zverev parecia melhor no começo do terceiro set, mas Alcaraz ganhou moral quando venceu um apertado quinto game. Imediatamente depois, disparou dois winners, forçou um erro do alemão e conseguiu a quebra para fazer 4/2. O espanhol venceu mais um game apertado e abriu 5/2, mas vacilou na hora de sacar para o set. Após três subidas à rede ruins, perdeu o serviço e viu Zverev igualar o placar em 5/5 pouco depois. O momento mudou, e Alcaraz desandou a errar. No 11º game, errou mais duas direitas e uma esquerda e perdeu o saque outra vez. Na virada de lado, Alcaraz reclamou ferozmente do saibro com o árbitro da cadeira, dizendo que as bolas estavam quicando de modo irregular no fundo de quadra. De todo modo, Zverev salvou um break point e, após dois pontos perfeitos, fechou o set em 7/5.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receber5 games in row to take the third #RolandGarros https://t.co/BTklAQvFZv pic.twitter.com/TAdQnhleh5
-- Roland-Garros (@rolandgarros) June 9, 2024
Alcaraz deu uma resposta rápida no quarto set e quebrou o saque de Zverev já no segundo game graças a uma passada espetacular de direita na paralela. O alemão, que errou pouquíssimo nos segundo e no terceiro sets, teve uma queda de nível e colaborou para a "volta" de Alcaraz. Sascha fez uma dupla falta que cedeu outra chance de quebra, e Carlitos converteu com uma curtinha fantástica. O placar ficou em 4/0 e, nesse momento, o quinto set já parecia inevitável. Foi o que aconteceu após mais duas quebras de saque seguidas.
NÍVEL DE VIDEOGAME ? DESBLOQUEADO COM ESSE PONTAÇO DO CARLOS ALCARAZ pic.twitter.com/SmXdUJw151
-- Break Point (@BreakPointBR) June 9, 2024
A parcial decisiva começou nervosa, e Zverev foi o primeiro a demonstrar. Logo no terceiro game, errou dois voleios fáceis, cometeu uma dupla falta e errou uma esquerda não forçada. Apesar de não estar 100% fisicamente - Alcaraz recebia tratamento na coxa direita nas viradas de lado - o espanhol foi brilhante no momento mais delicado. Saiu de 0/40 e salvou quatro break points no quarto game, consolidando a quebra e abrindo 3/1 com uma curtinha espetacular.
Que tal essa deixada INSANA do Alcaraz no game point ? pic.twitter.com/5f3NyI5ytn
-- Break Point (@BreakPointBR) June 9, 2024
A partida era nervosa, com altos e baixos de ambos. No game seguinte, foi Zverev quem enfrentou um break point e se salvou. No sexto game, foi a vez de Alcaraz escapar de um break point fazendo saque-e-voleio. Daí em diante, o espanhol achou um nível ainda mais alto. No sétimo game, com duas bombas de direita e uma passada espetacular de esquerda, voltou a quebrar o saque do alemão e abriu 5/2. O título era questão de tempo e veio depois de outra direita espetacular. Game, set, match, Alcaraz.
Deixe seu comentário