7 coisas que todos precisam saber sobre Jannik Sinner, o novo #1 do tênis
Para o público fã de tênis, o nome de Jannik Sinner é bastante conhecido. O italiano de 22 anos já é destaque da modalidade há algum tempo. Chamou muita atenção quando chegou ao circuito profissional, entrou no top 10 no fim de 2021, aos 20 anos e, agora, nesta segunda-feira, é oficializado como número 1 do mundo, deixando Novak Djokovic para trás.
Para quem não acompanha tanto a modalidade, vale explicar o que ele tem de especial. De onde vem, o que tem de especial, de que se alimenta e essas coisas que a gente vê naquele programa noturno da TV. Brincadeiras à parte, Sinner é um jovem tímido, mas muito inteligente e que vale a pena acompanhar com carinho. Vejamos alguns elementos interessantes de sua trajetória.
1. Juventude como esquiador
Sinner nasceu no norte da Itália, na região do Tirol do Sul, perto da fronteira com a Áustria. A região tem forte influência dos países vizinhos, e a maioria da população fala alemão como primeiro idioma. Jannik cresceu em uma cidade nas Dolomitas, uma cadeia montanhosa, por isso praticou esqui por algum tempo. Só aos 13 anos, com medo dos saltos em alta velocidade, é que o jovem deixou o esqui e adotou o tênis como primeiro esporte. Até então, batia bola apenas duas vezes por semana.
Jannik Sinner says he probably couldn't have been a professional skier, but skiing helped his mentality in tennis
? The Tennis Letter (@TheTennisLetter) May 31, 2024
"How good would you have become if you had continued?
Would you have challenged Marco Odermatt, and what has skiing helped you for tennis?"
Jannik: "(Laughter.) No,? pic.twitter.com/N1eESe8LQw
2. Rubro-negro de coração
No futebol, Jannik Sinner é rubro-negro, ou melhor, rossonero, como é chamado o torcedor do Milan, da Itália. Após liderar seu país na conquista da Copa Davis do ano passado, o tenista teve seu nome gritado em coro no San Siro.
Novo número 1 do mundo, o milanista Jannik Sinner foi homenageado em San Siro antes do jogo com o Dortmund pela Champions, em novembro.pic.twitter.com/N09wn81HOG
? Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) June 4, 2024
A conta oficial do Milan em português também sempre reconhece os feitos do tenista no circuito mundial.
Temos um novo número 1 do mundo no tênis e ele é Milan ??
? AC Milan BR (@acmilanbr) June 4, 2024
Parabéns, @janniksin! https://t.co/LakxZzIFno
3. Copa Davis, Australian Open, Miami e mais
O título mais importante da carreira de Sinner é o do Australian Open, conquistado em janeiro deste ano. Ele também conquistou a Copa Davis como principal jogador da Itália no ano passado e venceu dois torneios da série Masters 1000 (abaixo apenas dos slams): Miami e Canadá. Ao todo, Sinner tem 13 títulos no circuito mundial e já embolsou mais de US$ 21 milhões em prêmios em dinheiro (sem contar contratos publicitários).
Sublime from Sinner
? #AusOpen (@AustralianOpen) January 28, 2024
The Italian clinches his maiden Grand Slam title
He triumphs in five hardfought sets 3-6 3-6 6-4 6-4 6-3 to win #AO2024. @janniksin ? @wwos ? @espn ? @eurosport ? @wowowtennis pic.twitter.com/DTCIqWoUoR
4. Técnico multicampeão
Sinner é treinado pelo italiano Simone Vagnozzi em conjunto com o australiano Darren Cahill, considerado um dos melhores do mundo. Cahill se juntou ao time de Jannik em meados de 2022, e a evolução de seu pupilo foi nítida. Hoje, o treinador tem seu quarto tenista número 1 do mundo. Antes, Cahill levou Lleyton Hewitt, Andre Agassi e Simona Halep ao topo do ranking.
ABITUATO AD ARRIVARE IN CIMA 1??
? We Are Tennis Italia (@WeAreTennisITA) June 5, 2024
Darren Cahill ha aiutato 4 tennisti a raggiungere la vetta del ranking mondiale
Lleyton Hewitt
Andre Agassi
Simona Halep
Jannik Sinner
#Tennis #Sinner #Chaill #WeAreTennis pic.twitter.com/1XZnR5DhH1
5. Torcida uniformizada
Sinner tem uma torcida própria que viaja pelo mundo para apoiá-lo em torneios: o grupo se chama "Carota Boys" ("Rapazes Cenoura", traduzindo do italiano e do inglês), existe desde o ano passado e tem até patrocinadores que custeiam as viagens. A referência à cenoura começou quando Sinner comeu uma cenoura durante uma partida no torneio de Viena alguns anos atrás. Hoje, os Carota Boys têm uma conta de Instagram e uma loja própria
Un Watch Party a Lagnasco per seguire con i Carota Boys la semifinale di Parigi fra Sinner e Alcaraz https://t.co/2BJag5sOhw pic.twitter.com/eXQaNCS7th
? sergio lanzillotta (@lanzillottaserg) June 6, 2024
6. Discreto na vida pessoal
Sinner é tímido e discreto e não costuma postar ou falar muito sobre sua vida pessoal. Sabe-se, porém, que ele namora a tenista russa Anna Kalinskaya, de 25 anos. Os dois não aparecem com frequência juntos em público, mas Sinner foi visto torcendo pela parceira em Roland Garros - sempre usando um capuz para não ser tão facilmente reconhecido.
Its literally 24 canadians cheering for Andreescu and 1 Sinner cheering for Kalinskaya lol pic.twitter.com/HcKaTSS9EY
? martin avila (@martin7o2o) May 30, 2024
Se você não encontrou, Sinner está de pé - e de capuz! - no canto superior esquerdo na foto acima.
7. Referência de promessa brasileira
Maior promessa atual do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca, de 17 anos, é chamado por alguns amigos de "Pequeno Sinner" - pela semelhança de estilo de jogo. E não é só isso: Fonseca, que também é rubro-negro (Flamengo!), tem em Sinner um de seus tenistas preferidos no circuito.
João Fonseca says people in Brazil call him 'Little Sinner'
? The Tennis Letter (@TheTennisLetter) December 5, 2023
"Does your tennis identify with any of the top players of today?"
João: "I would say Jannik Sinner because I like to play aggressive. My backhand is more consistent than my forehand although this shot is my main? pic.twitter.com/jhiOZBkkY1
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.