Vôlei: Japão derruba invencibilidade do Brasil e vai à final da VNL
O Japão venceu o Brasil por 3 sets a 2 (26-24, 20-25, 25-21, 22-25 e 15-12) neste sábado (22) e se classificou para a final da VNL (Liga das Nações de Vôlei), em Bangcoc (Tailândia).
O que aconteceu
Foi a única derrota da seleção brasileira feminina na competição. O time do técnico José Roberto Guimarães havia vencido todas as 13 partidas anteriores, mas sucumbiu diante do forte sistema defensivo do Japão.
Na final, as asiáticas vão enfrentar a Itália. O Brasil, que nunca venceu a VNL e acumula três vice-campeonatos, disputará o bronze contra a Polônia neste domingo (23).
Os destaques da partida foram as japonesas Wada (21) e Koga (18). Pelo lado brasileiro, Gabi (20) e Júlia Bergmann (17) foram as maiores pontuadoras.
Bergmann, inclusive, saiu de quadra reclamando de dores na panturrilha no quarto set e não voltou. Ela entrou na metade do primeiro set, quando o Japão liderava o placar com folga, e foi o principal destaque do time brasileiro enquanto esteve em quadra.
As duas equipes já tinham se enfrentado na Liga das Nações, e o Brasil havia vencido por 3 sets a 2. Incluindo o jogo de hoje, as últimas quatro partidas entre as seleções foram decididas no tie-break.
Nas Olimpíadas de Paris, Brasil e Japão estarão no mesmo grupo, junto com Polônia e Quênia. São três chaves na fase classificatória. Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros.
Como foi o jogo
O Japão começou a partida bem melhor e chegou a abrir oito pontos de vantagem, mas o Brasil conseguiu equilibrar as ações e virou. Zé Roberto fez três alterações no time, colocando Julia Bergmann, Macris e Tainara. A seleção brasileira abriu 24-21, mas desperdiçou três set-points, e o Japão venceu por 26-24.
Macris e Julia seguiram no jogo, e Rosamaria voltou no lugar de Tainara. O segundo set começou semelhante, com vantagem para as japonesas, mas o Brasil logo assumiu a liderança e manteve até o final, vencendo por 25-20.
Após dois sets de alternâncias no placar, o Japão venceu a terceira parcial com maior domínio e freou a reação brasileira, fechando em 25-21.
No quarto set, o Brasil, empurrado pelo crescimento das experientes Gabi e Thaisa, abriu ampla vantagem logo no início e se segurou para vencer por 25 a 22, empatando a partida.
No tie-break, o Japão chegou a abrir 7-1, mas o Brasil buscou e empatou em 9-9. No final, porém, as japonesas emendaram três pontos seguidos e fecharam em 15-12.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.