Verstappen segura embalado Norris e vence o GP da Espanha de Fórmula 1
Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo (23) o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, disputado no Circuito da Catalunha. Perseguido por Lando Norris (McLaren) nas voltas finais, o tricampeão mundial mostrou toda a sua experiência para vencer pela quinta vez na temporada. Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio.
O que aconteceu
Verstappen assumiu a primeira colocação logo na terceira volta e disparou. O holandês largou na segunda colocação e não demorou para ultrapassar George Russell (Mercedes), que na largada havia passado o pole position Lando Norris (McLaren).
O holandês, porém, foi "perseguido" por Norris nas últimas 15 voltas. O britânico da McLaren se recuperou na prova, fez a volta mais rápida, diminuiu a distância para o tricampeão mundial a cada volta, mas não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar uma ultrapassagem final.
A diferença entre Verstappen e Lando Norris terminou em apenas 2.219. Durante a corrida, Max chegou a ter nove segundos de vantagem para o segundo colocado — na ocasião, George Russell.
Já Lewis Hamilton conquistou seu primeiro pódio na temporada. Em ano de despedida da Mercedes, o britânico superou o companheiro Russell para ser o terceiro colocado e conquistar seu 198º pódio na carreira.
O próximo Grande Prêmio acontece na Áustria. A corrida será no próximo domingo (30), às 10h (de Brasília)
Como foi a corrida
Russell aproveitou a briga entre Norris e Verstappen para assumir a primeira colocação na largada. O piloto da Mercedes "contornou" a dupla Norris e Verstappen — que estavam lado a lado — para assumir a ponta da corrida nos primeiros minutos da prova. O piloto da McLaren, que foi o pole position, caiu para a terceira posição.
Verstappen, porém, virou o líder da prova na terceira volta. O holandês da Red Bull foi para cima de Russell, tomou a ponta e, de quebra, conseguiu a volta mais rápida. Norris permaneceu em terceiro, seguido por Hamilton e a dupla da Ferrari - Carlos Sainz e Charles Leclerc.
O tricampeão mundial disparou, e Lando Norris deixou as duas Mercedes para trás. Enquanto Verstappen corria sozinho, Norris — então na quarta colocação — ultrapassou Lewis Hamilton e, na volta 35, protagonizou uma emocionante briga com Russell para assumir a vice-liderança.
Norris flertou com a ponta após a parada de Verstappen, mas seguiu em segundo e tentando se aproximar da Red Bull. O britânico assumiu a ponta após ida do holandês para os boxes e viveu um dilema sobre quando fazer a sua troca de pneus. Norris foi para os boxes na 48ª volta, mas a parada não foi boa e ele voltou atrás de Verstappen. Ele perseguiu o holandês até a última volta, mas não conseguiu tentar uma ultrapassagem.