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Campanha é alvo de críticas por ensaio com atletas olímpicas só de lingerie

Ellie Boatman, Jasmine Joyce e Celia Quansah, da seleção feminina de rugby sevens da Grã-Bretalha, em ensaio fotográfico Imagem: Divulgação/Bluebella

Do UOL, em São Paulo

03/07/2024 16h30

A marca de roupas íntimas Bluebella recebeu críticas pela sua ação de marketing com atletas olímpicas de rugby sevens.

O que aconteceu

A empresa lançou no último final de semana a edição deste ano da campanha #StrongIsBeautiful ("forte é bonito", em tradução literal). Segundo a Bluebella, o intuito da ação é descontruir a ideia que força e feminilidade são mutualmente exclusivas para além do esporte.

As estrelas da versão de 2024 são três atletas da seleção feminina de rugby sevens da Grã-Bretanha: Ellie Boatman, Jasmine Joyce e Celia Quansah. Elas posaram com diversas peças de lingeries em um campo enquanto encenavam atividades da modalidade. De acordo com a marca, elas se reuniram para "celebrar sua força e dedicação".

A campanha recebeu fortes críticas de personalidades do esporte nas redes sociais: "Regressivo". A ex-tenista tcheca Martina Navratilova e a ex-nadadora britânica Sharron Davies foram algumas delas.

Atletas olímpicas de rugby sevens em campanha publicitária de marca de lingeries Imagem: Divulgação/Bluebella

Você não está muito velha [respondendo a uma mulher que criticou a ação. Isso é regressivo pra cara***. Martina Navratilova

Que merd**, isso é uma campanha totalmente vergonhosa, de quem foi o cérebro morto que teve essa ideia? Ah, sim, vamos colocar atletas mulheres em lingeries pornôs. Extremamente regressivo, estereótipos novamente. Sharron Davies

A campanha #StrongIsBeautiful existe há oito anos e contou com a participação de uma série de atletas e ex-atletas. A atiradora esportiva Amber Hill, a atleta paralímpica de salto em distância Stef Reid, a velejadora Bryony Shaw, as dupla Kate Shortman e Izzy Thorpe do nado sincronizado, e as jogadoras Fara William e Reanna Blades estrelaram edições ao longo dos anos.

Na apresentação da campanha, a Bluebella cita uma pesquisa de 2022 que mostra que quase metade das garotas desistem de esportes após os 13 anos. Além disso, o estudo aponta que garotas têm três vezes mais chances que meninos de abandonarem os esportes, com autoconfiança e preocupações com o corpo como questões-chave.

Atletas olímpicas de rugby sevens da Grã-Bretanha em campanha publicitária de marca de lingeries Imagem: Divulgação/Bluebella

O que as atletas da campanha disseram

A revista Women's Health trouxe declarações das três atletas olímpicas sobre as ações. De acordo com a CEO e fundadora da marca, Emily Bendell, a ideia que força e feminilidade não andam juntas é prejudicial para manter as mulheres no esporte.

É algo que eu tive que batalhar e agora treinar para ser forte, em forma e saudável é uma prioridade para mim. Condicionamento físico deve ser algo que você faz para se cuidar, não algum tipo de punição. Essa campanha é para mostrar às garotas que esporte e forma física podem ajudá-las realmente a se empoderarem. E que podem ser musculosas e fortes assim fomo femininas. Ellie Boatman

Nem sempre me senti confortável em lingerie, mas depois de fazer esse ensaio, realmente me senti mais à vontade para abraçar meu corpo e me sentir empoderada. Jasmine Joyce

Acho que é muito empoderador quando uso roupas femininas, como esse ensaio de lingerie. Assim posso provar que você pode ser feminina e jogar rugby. Quebrar esse estereótipo é muito importante. Celia Quansah

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