Campanha é alvo de críticas por ensaio com atletas olímpicas só de lingerie

A marca de roupas íntimas Bluebella recebeu críticas pela sua ação de marketing com atletas olímpicas de rugby sevens.

O que aconteceu

A empresa lançou no último final de semana a edição deste ano da campanha #StrongIsBeautiful ("forte é bonito", em tradução literal). Segundo a Bluebella, o intuito da ação é descontruir a ideia que força e feminilidade são mutualmente exclusivas para além do esporte.

As estrelas da versão de 2024 são três atletas da seleção feminina de rugby sevens da Grã-Bretanha: Ellie Boatman, Jasmine Joyce e Celia Quansah. Elas posaram com diversas peças de lingeries em um campo enquanto encenavam atividades da modalidade. De acordo com a marca, elas se reuniram para "celebrar sua força e dedicação".

A campanha recebeu fortes críticas de personalidades do esporte nas redes sociais: "Regressivo". A ex-tenista tcheca Martina Navratilova e a ex-nadadora britânica Sharron Davies foram algumas delas.

Atletas olímpicas de rugby sevens em campanha publicitária de marca de lingeries
Atletas olímpicas de rugby sevens em campanha publicitária de marca de lingeries Imagem: Divulgação/Bluebella

Você não está muito velha [respondendo a uma mulher que criticou a ação. Isso é regressivo pra cara***. Martina Navratilova

Que merd**, isso é uma campanha totalmente vergonhosa, de quem foi o cérebro morto que teve essa ideia? Ah, sim, vamos colocar atletas mulheres em lingeries pornôs. Extremamente regressivo, estereótipos novamente. Sharron Davies

A campanha #StrongIsBeautiful existe há oito anos e contou com a participação de uma série de atletas e ex-atletas. A atiradora esportiva Amber Hill, a atleta paralímpica de salto em distância Stef Reid, a velejadora Bryony Shaw, as dupla Kate Shortman e Izzy Thorpe do nado sincronizado, e as jogadoras Fara William e Reanna Blades estrelaram edições ao longo dos anos.

Na apresentação da campanha, a Bluebella cita uma pesquisa de 2022 que mostra que quase metade das garotas desistem de esportes após os 13 anos. Além disso, o estudo aponta que garotas têm três vezes mais chances que meninos de abandonarem os esportes, com autoconfiança e preocupações com o corpo como questões-chave.

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Atletas olímpicas de rugby sevens da Grã-Bretanha em campanha publicitária de marca de lingeries
Atletas olímpicas de rugby sevens da Grã-Bretanha em campanha publicitária de marca de lingeries Imagem: Divulgação/Bluebella

O que as atletas da campanha disseram

A revista Women's Health trouxe declarações das três atletas olímpicas sobre as ações. De acordo com a CEO e fundadora da marca, Emily Bendell, a ideia que força e feminilidade não andam juntas é prejudicial para manter as mulheres no esporte.

É algo que eu tive que batalhar e agora treinar para ser forte, em forma e saudável é uma prioridade para mim. Condicionamento físico deve ser algo que você faz para se cuidar, não algum tipo de punição. Essa campanha é para mostrar às garotas que esporte e forma física podem ajudá-las realmente a se empoderarem. E que podem ser musculosas e fortes assim fomo femininas. Ellie Boatman

Nem sempre me senti confortável em lingerie, mas depois de fazer esse ensaio, realmente me senti mais à vontade para abraçar meu corpo e me sentir empoderada. Jasmine Joyce

Acho que é muito empoderador quando uso roupas femininas, como esse ensaio de lingerie. Assim posso provar que você pode ser feminina e jogar rugby. Quebrar esse estereótipo é muito importante. Celia Quansah

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