Piastri celebra 1ª vitória e minimiza polêmica com Norris: 'Decisão certa'

Após conquistar a primeira vitória da carreira no GP da Hungria, Oscar Piastri minimizou a polêmica ordem da McLaren para que ele ultrapassasse o companheiro Lando Norris nas últimas voltas da corrida.

O que aconteceu

Oscar Piastri ultrapassou Lando Norris na largada e se manteve na frente até a segunda parada para os boxes. Ele foi chamado antes que o companheiro para evitar que Max Verstappen chegasse perto de ambos, e perdeu a liderança para Norris após os dois pararem.

A McLaren pediu para Lando Norris devolver a posição, alegando que isso seria justo com Piastri, que foi prejudicado em prol da equipe. Lando Norris ignorou os pedidos da equipe por algum tempo e só devolveu a posição na antepenúltima volta.

Ele deve voltar logo atrás de você. Nós gostaríamos que a ordem [de antes dos boxes] fosse restabelecida quando você puder.
McLaren, para Lando Norris

Assim que você chegar perto do Lando, vocês trocam a posição. Mas nós queremos evitar que o Lando perca tempo.
McLaren, para Oscar Piastri

Depois da corrida, Piastri admitiu que ficou apreensivo com a reação do colega, que parecia que não trocaria a posição. No entanto, o australiano evitou qualquer comentário sobre a postura de Lando Norris, e elogiou o desfecho.

Piastri destacou que o carro agora oferece condições para os pilotos brigarem pelo título. O australiano ainda disse que a dobradinha dá confiança à equipe para a próxima corrida.

Já Lando Norris evitou dar detalhes sobre sua decisão e destacou o bom trabalho da equipe. "A equipe me pediu a posição e eu devolvi".

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (28). A próxima corrida é o GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, às 10h (de Brasília).

Continua após a publicidade

É muito especial vencer. Eu sonho com isso desde criança. No fim, foi complicado, mas eu consegui minha posição na largada. Agradeço à equipe pelo ótimo carro. É um carro maravilhoso agora. Ele é rápido em todas as situações. Hoje controlamos a corrida. É um sentimento maravilhoso. [...] Estou muito feliz por toda a equipe e por vencer a minha primeira corrida. Quanto mais demora, mais você fica tenso, mas a troca foi bem executada. Acho que foi o certo. Eu estava à frente desde o início. Minha parcial final não foi tão bom, mas foi a decisão certa. Ainda preciso evoluir, mas espero curtir outras vitórias. A equipe nos deu um carro maravilhoso. Vamos sempre fazer nosso melhor. Já provamos que vamos brigar na frente em qualquer circuito. Na Bélgica, estamos confiantes.
Oscar Piastri

Deixe seu comentário

Só para assinantes