Verstappen 'infantil' e sermão em Norris: as frases do GP da Hungria de F1
Em um GP da Hungria da Fórmula 1 que teve a primeira vitória de Oscar Piastri, da McLaren, e o 200º pódio da carreira de Lewis Hamilton, os engenheiros das equipes roubaram a cena.
Os profissionais responsáveis pela comunicação direta com Max Verstappen e Lando Norris tiveram trabalho em Hungaroring, mas por motivos bem diferentes.
Verstappen se irritou com a estratégia da Red Bull e levou uma invertida
Os problemas do atual campeão do mundo começaram ainda na segunda volta. Depois de ganhar a posição de Lando Norris na largada aproveitando-se de uma saída da pista, Max Verstappen foi orientado pela Red Bull a devolver a posição antes mesmo de a FIA terminar de investigar a situação. Sob protestos, o piloto cedeu o lugar ao adversário.
Antes da primeira parada, Verstappen já reclamava do carro, mas as coisas pioraram quando ele parou e voltou atrás de Lewis Hamilton. Pior, o holandês errou em uma manobra de ultrapassagem e não conseguiu superar o heptacampeão mundial antes da segunda parada. De quebra, ainda perdeu uma posição para Charles Leclerc, que aproveitou o duelo para se aproximar.
Visivelmente frustrado, Verstappen subiu o tom das reclamações e foi ignorado pelo seu engenheiro, que, por fim, disse que o piloto estava sendo infantil. O holandês quase estragou tudo no fim, quando, após ultrapassar Leclerc, fez uma manobra arriscada demais e tocou na roda de Hamilton. O carro da Red Bull chegou a sair do chão e foi para fora da pista, mas deu tempo de voltar em quinto.
Eu não consigo frear bem, eu não consigo fazer boas trocas, tanto à frente quanto atrás.
Eu já estou na regulagem 'menos 5' do freio e, mesmo assim, essa coisa não funciona. É inacreditável! [...] Não, colega, não fale nada! Vocês me deram essa estratégia de m****. Eu estou tentando salvar o que resta.
Max Verstappen
Você está sendo infantil no rádio, Max!
Gianpiero Lambiase, engenheiro da Red Bull
Norris precisou de um sermão para dar passagem ao companheiro
A McLaren fez uma dobradinha, mas o clima no fim da prova não foi dos melhores. Na segunda rodada de paradas, a McLaren chamou Norris para os boxes antes de Piastri, que tinha prioridade na corrida por ser o líder da prova, para proteger Lando de um avanço de Hamilton. Piastri parou depois e acabou perdendo a posição para o próprio companheiro de equipe. Com isso, Norris foi beneficiado e voltou do pit stop à frente do companheiro, mas com o compromisso de devolver o favor.
No entanto, as coisas não saíram como o combinado. Mais rápido, Lando Norris relutou quando ouviu os insistentes pedidos para reduzir e deixar Piastri se aproximar. Ele precisou ouvir um pequeno discurso de seu engenheiro para mudar de ideia.
Eu estou protegendo você, Norris. [...] Lembre-se das nossas reuniões de domingo de manhã. Você não vai ganhar o campeonato sozinho. Você ainda vai precisar do Oscar [Piastri]. [....] Não vai ser legal se o safety car entrar. Por favor, faça isso agora! Will Joseph, engenheiro de Lando Norris
Ok, Ok! Fala para ele encostar e eu deixo ele passar. Lando Norris
200 pódios para Lewis Hamilton
Largando da quinta posição, Hamilton não foi mais rápido que Verstappen, mas viu sua estratégia sobressair e conseguiu mais um pódio. O heptacampeão mundial superou o holandês nos boxes e se defendeu bem para segurar seu lugar.
No rádio, ele foi lembrado pelo seu engenheiro de sua marca. Lewis Hamilton comemorou muito e agradeceu o trabalho de todos da equipe.
200 vezes que você sobe naquele pódio. É incrível. Peter Bonnington, engenheiro de Hamilton
Obrigado, Bono! Não poderia ter feito isso sem vocês! Tenho muito orgulho de vocês e agradeço muito a todos, aqui e na fábrica, pelo trabalho duro. Sou muito grato por ter feito isso com vocês. Um grande trabalho hoje! Lewis Hamilton
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.