Mit Cup tem equipe de programa que estimula presença feminina nas pistas

A presença feminina no automobilismo ainda é tímida, mas várias iniciativas estão acontecendo para mudar esse cenário.

Uma das mais relevantes é a FIA Girls on Track, que incentiva o acesso das mulheres às principais categorias do automobilismo mundial.

No Brasil, quem realiza as ações é a CFA (Confederação Feminina de Automobilismo), que é presidida pela piloto Bia Figueiredo e tem a chancela da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Além de participar de importantes categorias nacionais, como a Stock Car, a FIA Girls on Track Brasil mantém uma equipe na Mitsubishi Cup, que disputará a quarta etapa da temporada 2024, em Termas de Ibirá (SP).

Suporte feminino dentro e fora das pistas

O time participa da categoria Eclipse Cross R com o carro número 61, que será pilotado por Pâmela Bozzano e terá suporte feminino nos bastidores.

A engenheira Isabella Queiroz e a mecânica Ana Cristina da Silva tambem vão participar da prova que acontece mo próximo sábado (27).

"Participar da Mitsubishi Cup é uma baita experiência de desenvolvimento e trabalho. Essas iniciativas nos ajudam a estar cada vez mais presentes no esporte a motor e a abrir oportunidades para outras meninas e mulheres que têm potencial para fazer suas carreiras no automobilismo", afirma Isabella, que cursa o quarto ano de engenharia aeroespacial e de materiais da Universidade Federal do ABC, onde participou do projeto da Formula SAE.

No rali, o FIA Girls on Track Brasil pretende replicar o modelo adotado com sucesso em outras categorias nacionais.

Continua após a publicidade

"O Estágio em Motorsport é um projeto no qual vamos trazer mecânicas ou engenheiras para trabalhar em várias equipes. Serão 10 meninas que estarão na próxima etapa da Mitsubishi Cup. Essa iniciativa já acontece na Stock Car e na Fórmula 4, onde temos várias meninas fazendo estágio nas equipes", conta Bia.

A piloto estima que, no ano passado, 250 garotas entraram no mundo do automobilismo com a ajuda do FIA Girls on Track Brasil.

"Se tudo correr como o esperado, vamos fechar o ano com 300 meninas participando das nossas ações", acredita.

A programação da Mit Cup começou nesta sexta-feira (26) com treinos e classificação. A largada da corrida aconteceu às 8h.deste sábado (27). A prova tem transmissão no canal da categoria no YouTube, pelo YouTube do UOL Esporte e pelo canal Bandsports.

Deixe seu comentário

Só para assinantes