Hamilton herda vitória no GP da Bélgica após Russell ser desclassificado

Lewis Hamilton herdou a vitória de George Russell no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, neste domingo (28).

O que aconteceu

George Russell foi desclassificado por problemas com o peso de seu carro. A FIA vistoriou o carro de Russell após a prova e descobriu que o protótipo estava abaixo do peso mínimo determinado pelo regulamento. Sendo assim, Hamilton herdou a vitória da prova com Oscar Piastri e Charles Leclerc em segundo e terceiro, respectivamente.

Corrida foi muito disputada. Os seis primeiro pilotos fecharam a prova com menos de dez segundos de diferença. Piastri, inclusive, estava bem próximo ao desclassificado Russell e o então ganhador Hamilton na última volta.

Max Verstappen, que largou em 11º, fez uma boa corrida de recuperação e terminou em 5º.

O que diz a FIA

O carro 63 [de George Russell] foi pesado nas balanças interna e externa da FIA com ambas as balanças mostrando o mesmo resultado de 796,5 kg [798 kg é o peso mínimo exigido no regulamento). A calibração de ambas as escalas foi confirmada e testemunhado pelo concorrente. Durante a audiência, o representante da equipe confirmou que a medição estava correto e que todos os procedimentos necessários foram realizados corretamente. A equipe também reconheceu que não existiam circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro verdadeiro da equipe. Os Comissários determinam que o Artigo 4.1 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 da FIA foi violado e, portanto, a pena padrão para tal violação precisa ser aplicado.

A largada

Lewis Hamilton largou em terceiro, mas logo na primeira curva conseguiu a ultrapassagem em cima de Sergio Pérez (Red Bull). Ele aproveitou o momento e na terceira volta ultrapassou o líder Charles Leclerc (Ferrari) e abriu mais de dois segundos de vantagem quando completou a 10ª volta.

Verstappen foi outro piloto que fez grande largada. O holandês foi o mais rápido no treino de sábado (27), mas trocou o motor de seu carro pela quinta vez e como punição largou em 11º. Logo após a largada, ele ganhou três posições e subiu para oitavo.

Continua após a publicidade

Plano da Mercedes em ação

Russel era o líder da prova a dez voltas do fim e foi questionado se conseguiria segurar os pneus duros até o final. Ele tinha uma vantagem de quase seis segundo para Hamilton, e então decidiu seguir na pista.

A ousadia foi recompensada, já que ele segurou as investidas de Hamilton e venceu a prova. Do top 10 apenas Russell e Alonso optaram por apenas uma parada. Tudo foi em vão, já que ele foi desclassificado.

Piastri erra em pit stop e quase atropela mecânico

Piastri foi para os boxes na 31ª volta da corrida, errou a freada na hora do pit stop e quase atropelou um dos mecânicos da McLaren. Ele perdeu um tempo valioso com o erro. Logo depois, o mecânico foi flagrado rindo da situação durante a transmissão da TV.

Continua após a publicidade

F1 volta em quatro semanas

Pausa. A próxima corrida será o GP da Holanda, no circuito de Park Zandvoort, no dia 25 de agosto, às 10h (de Brasília).

Veja a classificação final da prova

  1. Lewis Hamilton (Mercedes)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Charles Leclerc (Ferrari)
  4. Max Verstappen (Red Bull Racing)
  5. Lando Norris (McLaren)
  6. Carlos Sainz (Ferrari)
  7. Sergio Perez (Red Bull Racing)
  8. Fernando Alonso (Aston Martin)
  9. Esteban Ocon (Alpine)
  10. Daniel Ricciardo (RB)
  11. Lance Stroll (Aston Martin)
  12. Alexander Albon (Williams)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Kevin Magnuesse (Haas)
  15. Valtteri Bottas - (Kick Sauber)
  16. Yuki Tsunoda (RB)
  17. Logan Sargeant (Williams)
  18. Nico Hulkenberg (Haas)
  19. Não terminou a corrida - Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  20. Desclassificado - George Russel (Mercedes)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.